BACK
Saúde

Entenda por que dormir bem pode ajudar você a emagrecer

Perder a barriga deitado na cama parece um sonho, não? Bom, apesar de a gordura não ir embora apenas com uma boa noite de sonho, saiba que dormir bem é muito importante no processo de emagrecimento. Estima-se que pessoas que dormem mal ou por tempo insuficiente (menos de seis horas) consomem até 500 calorias a mais, em comparação a quem tem boas noites de sono. O déficit de sono aumenta a vontade de comer doces e outros alimentos calóricos, como pizza, hambúrguer, salgadinhos.

O motivo disso é que o descanso inadequado altera o metabolismo, afetando a produção de hormônios que controlam o apetite e aumentando o nível de cortisol (hormônio do estresse) —aí vem a fome emocional, que faz com que você escolha alimentos pouco saudáveis e perca o autocontrole. O cortisol elevado ainda inibe a produção de testosterona —hormônio responsável pela construção muscular e queima de gordura— e aumenta a glicemia (açúcar no sangue, que se não for usado é estocado em forma de gordura).

Planejando as refeições da noite O cansaço é, definitivamente, um grande incentivador de erros alimentares. É que, exaustos depois de mais um dia de trabalho, tudo o que queremos é matar a fome rapidamente e até descontar alguma frustração em alimentos doces e calóricos. Quem nunca, não é mesmo? Para evitar essa situação, uma forma é planejar antecipadamente as refeições da semana e até deixar algumas opções prontas no congelador.

Click to continue reading

Uma pessoa saudável gasta, em média, cerca de 80 calorias por hora de sono, no entanto esse valor mostra que somente dormir não emagrece, mas dormir bem auxilia a perda de peso de outras formas, como:

1. Diminui a produção de grelina

A grelina é um hormônio produzido no estômago que auxilia na digestão, mas também aumenta a fome e estimula o apetite. Quando a pessoa dorme pouco ou não tem uma boa noite de sono, a grelina pode ser produzida em maior quantidade, favorecendo o aumento da fome e a vontade de comer.

2. Aumenta a liberação de leptina

A leptina é um hormônio produzido durante o sono e está relacionado com a promoção da sensação de saciedade. Ter níveis de leptina maiores que a de grelina é importante na regulação do apetite e para controlar as compulsões alimentares, que é quando se sente uma vontade incontrolável de comer.

3. Estimula o hormônio do crescimento

O hormônio do crescimento, também conhecido como GH, é produzido em maior quantidade durante o sono, e é importante para quem quer perder peso, pois estimula a redução da gordura corporal, a manutenção da quantidade de massa magra e a renovação celular, além de melhorar o funcionamento do sistema imune.

4. Produz melatonina

A melatonina ajuda a dormir melhor e a aumentar os benefícios do sono, além de estimular a neutralização dos radicais livres durante este período e controlar a produção de hormônios femininos, o que combate o acúmulo de gordura.

5. Diminui o estresse

Os hormônios produzidos no estresse, como adrenalina e cortisol, aumentam na falta de sono, e, quando estão elevados, impedem a queima de gordura e a formação de massa magra, além de aumentarem os níveis de açúcar no sangue, o que dificulta o emagrecimento.

6. Aumenta a disposição

Uma boa noite de sono permite que se acorde com mais energia no dia seguinte, o que diminui a preguiça e aumenta a disposição para gastar mais calorias através de atividades e exercícios. Veja algumas dicas para ter uma boa noite de sono e acordar com disposição.

7. Ajuda a comer menos

Quando se permanece muito tempo acordado, a sensação de fome e apetite aumentam. Já, uma noite de o sono adequada ajuda a impedir a vontade de comer e fazer ataques à geladeira.

Para alcançar estes benefícios, não adianta somente dormir a quantidade de horas necessárias, mas, sim, ter um sono com qualidade. Para isto, é importante, respeitar o horário de sono, evitando trocar a noite pelo dia, ter um ambiente sem barulhos e com pouca luz e evitar tomar bebidas estimulantes após às 17h, como café ou guaraná, por exemplo. Dormir 30 minutos após o almoço também ajuda a melhorar a disposição e o sono à noite.