BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Social & Lifestyle

EUA abrem local para usar drogas sob supervisão e evitar overdose

Os Estados Unidos inauguraram na última 3ª feira (30.nov.2021) os primeiros 2 centros de prevenção de overdose do país, na cidade de Nova York. Os locais visam conter o alto índice de mortes por opioides. Em 2020, os EUA tiveram recorde de mortes por overdose durante a pandemia, uma vez que o acesso aos serviços de saúde mental e comportamental foi interrompido ou suspenso e o isolamento social contribuiu para o aumento no uso dessas substâncias.

Dados provisórios do 1º trimestre de 2021 registram 596 mortes por overdose ocorridas na cidade de Nova York de janeiro a março. Isso representa o maior número de mortes por essa causa em um único trimestre desde o início dos relatórios, em 2000. Os chamados OPC (Centro de Prevenção de Overdose, na sigla em inglês) oferecem uma equipe treinada para atender às pessoas que se encontram em situação de dependência química. Elas recebem cuidados médicos e têm acesso a tratamento e serviços sociais.

“Nova York liderou a batalha da nação contra a covid, e a luta para manter nossa comunidade segura não para por aí. Depois de um estudo exaustivo, sabemos o caminho certo para proteger as pessoas mais vulneráveis de nossa cidade. E não hesitaremos em segui-lo”, disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio. “Os Centros de Prevenção de Overdose são uma forma segura e eficaz de enfrentar a crise dos opioides. Tenho orgulho de mostrar às cidades deste país que, após décadas de fracasso, é possível uma abordagem mais inteligente”, afirmou.

Click to continue reading

Segundo a prefeitura de Nova York, os OPCs beneficiam as comunidades vizinhas, pois reduzem o uso público de drogas e o descarte indevido de seringas. Os centros também salvariam 130 vidas por ano, de acordo com um estudo do departamento de saúde.