BACK
Internacional

EUA colocam 8.500 soldados em ‘preparação intensificada’ em meio à tensão Rússia-Ucrânia

Cerca de 8.500 soldados americanos foram colocados em alerta intensificado nos EUA caso a Otan ative sua Força de Resposta ou se a situação de segurança na Europa, informou o Pentágono nesta segunda-feira (24).

“O secretário Austin colocou uma série de unidades nos Estados Unidos em maior preparação para desdobramento, o que aumenta nossa prontidão para fornecer forças se a Otan ativar” a Força de Resposta Nacional da Otan, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, nesta segunda-feira (24).

A OTAN NRF é uma força multinacional de resposta rápida composta por forças terrestres, aéreas, marítimas e de operações especiais.

Click to continue reading

“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados com a situação atual na Europa”, disse Kirby. “Continuamos profundamente focados nas atividades militares incomuns da Rússia perto da fronteira ucraniana, inclusive na Bielorrússia, e consultando extensivamente nossos aliados e parceiros transatlânticos. O departamento continua a apoiar os esforços diplomáticos para diminuir a situação.

“Agora, como o presidente disse, mesmo enquanto continuamos a priorizar a diplomacia e o diálogo, também devemos aumentar a prontidão para apoiar suas obrigações com a segurança e defesa da OTAN e a segurança de seus cidadãos no exterior”, continuou ele.

O Kremlin apontou os novos desdobramentos como evidência da postura agressiva da Otan, culpando a Otan pelo aumento das tensões. Nos últimos meses, a Rússia reuniu mais de 106.000 soldados ao longo da fronteira com a Ucrânia e está planejando extensos exercícios militares na vizinha Bielorrússia e no Mediterrâneo.

O líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse na segunda-feira que enviaria um “contingente inteiro do exército” para a fronteira com a Ucrânia, alegando: “Os ucranianos começaram a reunir tropas [lá]. Não entendo o porquê.”

A Rússia continuou os preparativos para amplos exercícios navais na segunda-feira, quando a frota do Báltico anunciou que duas corvetas partiram para participar dos exercícios militares. O Kremlin também despachou seis navios de desembarque anfíbio para o Mediterrâneo como parte dos exercícios, que incluirão 140 navios e mais de 10.000 soldados russos.

Joe Biden deve fazer uma videoconferência na tarde de segunda-feira com os líderes da Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Polônia, UE e Otan, em um esforço contínuo para manter a unidade transatlântica diante da crescente ameaça à Ucrânia. A cúpula virtual ocorre dias depois que o presidente dos EUA admitiu que havia diferenças significativas entre os aliados sobre como responder.