BACK
Internacional

Força aérea de Taiwan mostra força diante de exercícios militares da China

HUALIEN, Taiwan (Reuters) – Caças F-16 de Taiwan riscaram o céu na noite desta quarta-feira (horário local) em uma demonstração de força diante da mídia, para mostrar a determinação dos militares em defender a ilha democraticamente governada diante de dias de exercícios de guerra feitos pela China.

A China, que reivindica Taiwan como parte de seu território, vem realizando exercícios militares ao redor da ilha após uma visita no início deste mês da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, seguida por cinco legisladores norte-americanos no domingo e na segunda-feira.

A visita de Pelosi enfureceu a China, que respondeu com lançamentos de teste de mísseis balísticos sobre Taipé pela primeira vez e enviando navios de guerra e caças para perto de Taiwan, embora a escala das atividades tenha diminuído bastante.

Click to continue reading

Em uma viagem organizada pelo governo à importante base aérea de Hualien, na costa leste montanhosa de Taiwan, a primeira a uma instalação militar desde o início dos exercícios chineses, os repórteres assistiram a equipe terrestre taiwanesa demonstrar como rapidamente carregam armas nos F-16, incluindo os mísseis antinavio Harpoon da Boeing.

O porta-voz do Ministério da Defesa taiwanês, Sun Li-fang, disse a repórteres na base que, embora condenassem as ações da China, esta era uma boa chance para as forças de Taiwan aprimorarem suas habilidades.

“Aproveitaremos esta oportunidade para testar todo o treinamento que normalmente fazemos e, com isso, melhorar nossos métodos atuais e aumentar nossa eficácia de combate, disse ele.

Embora os caças taiwaneses, incluindo os F-16 de Hualien, tenham atuado repetidamente desde o início deste mês, o ministério enfatizou a resposta “calma” de Taiwan e que não houve confrontos.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que não está tentando provocar ou aumentar as tensões.