BACK
Saúde

Idosos de 80 anos devem caminhar 10 minutos por dia, segundo estudo

O poder da caminhada: um recente estudo feito pela Sociedade Europeia de Cardiologia concluiu que idosos acima de 80 anos devem caminhar 10 minutos diariamente para aumentar a longevidade. A pesquisa indica que 1 hora de caminhada por semana já é suficiente para evitar problemas de coração e riscos de mortalidade cardiovascular entre pessoas com 85 anos ou mais. As informações são do Correio Braziliense.

Idosos de 80 anos devem caminhar 10 minutos por dia

Os estudiosos analisaram 7.047 adultos com mais de 85 anos. Entre os anos de 2009 e 2014, eles foram submetidos ao Programa Nacional de Triagem de Saúde da Coreia do Sul. A média de idade dos participantes foi de 87 anos e quase 69% dos idosos analisados eram mulheres.

Click to continue reading

Para ter um resultado mais preciso, os pesquisadores pediram aos voluntários que respondessem a um formulário falando quais atividades físicas praticavam durante o momento de lazer, o tempo gasto semanalmente em caminhadas em ritmo lento ou em intensidade moderada e se praticavam atividades como ciclismo e caminhada rápida ou atividades intensas como corrida.

De acordo com o tempo de caminhada, eles foram separados em 5 grupos: 57,5% não caminhavam lentamente, 8,5% andavam menos do que uma hora, 12% caminhavam entre uma e duas horas, 8,7% andavam entre duas e três horas e 13,3% caminhavam mais do que três horas por semana.

Com esses números, as pesquisas conseguiram analisar a associação entre caminhadas e o número de mortalidade cardiovascular. E os resultados indicaram que quem caminhava pelo menos uma hora por semana tinha riscos 40% e 39% menores de mortalidade por todas as causas e cardiovascular.

“Identificar a quantidade mínima de exercício que pode beneficiar os idosos é uma meta importante, pois os níveis de atividade recomendados podem ser difíceis de alcançar”, foi o que explicou Moo-Nyun Jin, um dos autores do estudo.