BACK
Política

Mais de mil advogados pedem a saída do presidente da OAB

Nesta sexta-feira, 10, mais de mil advogados de todos os Estados e do Distrito Federal assinaram um manifesto pedindo o afastamento do presidente da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), Felipe Santa Cruz.

O grupo acusa Santa Cruz de desvio de finalidade por supostamente valer-se do cargo para chegar ao governo estadual do Rio de Janeiro, nas eleições de 2022. Santa Cruz filiou-se ao PSD em outubro para concorrer à cadeira.

“As notícias publicadas são estarrecedoras, pois colocam o atual representado como pretenso candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, promovido por seu padrinho político, Eduardo Paes”, salienta a petição.

Click to continue reading

Além disso, os signatários do documento sustentam que o presidente da OAB instrumentalizou a entidade em prol dos interesses do PT: “Santa Cruz realizou lives para difundir ódio contra o presidente Jair Bolsonaro”.

A peça ressalta ainda que Santa Cruz se omitiu em algumas situações. Isso porque nada fez contra a suposta perseguição que advogados estariam sofrendo ao defender clientes alvos de inquéritos do Supremo Tribunal Federal.

“O representado, em vez de defender a legalidade e a Constituição Federal, preferiu classificar o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) como fascista, em clara conduta ideológica à frente da instituição”, ressaltaram os advogados.

Os autores da peça solicitaram ao vice-presidente do Conselho Federal da OAB para aceitar o pedido.