BACK
| Metrópoles Cansaço pode ser falta de vitamina B12
www.metropoles.com

| Metrópoles Cansaço pode ser falta de vitamina B12

Deficiência de vitamina B12 pode causar fadiga extrema, falta de ar e até mesmo perda de memória e do equilíbrio

Saúde

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina ou simplesmente cobalamina, é um dos nutrientes essenciais para a realização adequada de funções essenciais do corpo humano. Ela participa da formação das células sanguíneas, da síntese do DNA (material genético das células) e da formação dos neurônios, contribuindo diretamente para a saúde do sistema nervoso.

A vitamina B12 normalmente é armazenada em maiores quantidades do que as outras vitaminas do complexo B — porém, ela não é produzida pelo corpo humano. Por causa disso, ela deve ser introduzida na alimentação por meio de comidas de origem animal, como carnes vermelhas, peixes, ovos e laticínios.

Quando a vitamina está em déficit ou é mal absorvida pelo organismo, a B12 pode causar muito cansaço, desânimo, mal-humor, dificuldade para respirar e palpitações. O médico nutrólogo Brenner Alves explica que os sintomas mais comuns da deficiência estão relacionados à atuação dela no sangue.

Click to continue reading

“A vitamina B12 está ligada à produção de células sanguineas maduras, podendo favorecer o diagnostico de anemia, que é a falta ou a deficiência na absorção de ferro pelo organismo. Consequentemente, as pessoas podem sentir fraqueza, mal estar, palidez e até falta de ar”, diz o médico.

Em casos graves, a deficiência de vitamina B12 pode levar a condições como anemia e lesões nos nervos, por exemplo, podendo prejudicar atividades básicas do dia a dia e a função cognitiva, afetando a memória, a concentração e o equilíbrio.

O médico afirma que pessoas com mais de 60 anos e indivíduos com anemia perniciosa – caracterizada pela incapacidade de absorver a vitamina B12 corretamente – são os mais suscetíveis a desenvolver problemas relacionados à deficiência do nutriente. Por isso, tanto eles como os veganos podem necessitar de suplementações.

Atuação da vitamina B12 no organismo

“A vitamina B12 é essencial em diversas reações bioquimicas. Ela atua como co-fator de grande importância para duas enzimas no nosso corpo, a metionina sintase e a L-metilmalonil-coA mutase. Resumidamente, atua em reações bioquimicas e, em falta, pode provocar efeitos desmielinizantes no sistema nervoso central”, explica o médico.

Alguns dos principais sintomas da desmielinização são a perda de reflexos, movimentos descoordenados, dormência, pressão arterial descontrolada e visão embaçada.

Alves também relaciona a deficiência da vitamina B12 a sintomas depressivos, pois o nutriente está relacionado à diminuição da S-adenosilmetionina, que é um fator de risco para depressão. “Sabemos que, em pacientes com depressão refratária, podem ser verificados níveis baixos de vitamina B12 no organismo. Não é o principal causador do quadro depressivo, mas é um facilitador”, diz.

Quando os níveis de vitamina B12 estão adequados, a ação do nutriente aumenta a disposição e a qualidade de vida, contribuindo para um bom-humor e até mesmo facilitando processos como a perda de peso.