BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Política

Twitter recebe ofício do MPF cobrando canal contra ‘fake news’

Na quinta-feira 6, o Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício ao Twitter cobrando explicações da big tech sobre a ausência de um canal de denúncias de fake news sobre a pandemia do novo coronavírus.

A solicitação foi feita no âmbito de um inquérito aberto pelo MPF. O objetivo do procedimento investigativo do órgão é a atuação de redes sociais no “enfrentamento da desinformação”.

“Por oportuno, indica-se que as informações ora requisitadas constituem dados técnicos indispensáveis para a instrução do Inquérito Civil Público”, informou o MPF. O documento é assinado pelo procurador Yuri Corrêa da Luz.

Click to continue reading

Selo de verificação

O órgão pediu ainda para o Twitter explicar quais os critérios utilizados para conferir o selo de perfil verificado a usuários que veiculam conteúdo considerado “desinformativo” sobre temas de saúde pública.

Isso porque internautas de esquerda levantaram hashtags contra a rede social questionando por que “perfis de fake news” conseguiram o selinho azul. Entre os alvos dos extremistas está a influenciadora Bárbara Destefani.

Investigação de supostas fake news

O inquérito que investiga a atuação das redes sociais para “combater desinformação” foi instaurado pelo MPF em novembro de 2021. A primeira medida adotada pelo órgão foi encaminhar ofícios às plataformas.

Além das medidas de combate às fake news, as empresas devem apresentar informações sobre disparos de mensagens em massa e uso de “robôs e perfis fictícios” em ações coordenadas.

O MPF ressalta que as empresas podem ser responsabilizadas, caso não garantam um ambiente digital seguro. As plataformas podem ser submetidas a sanções, como pagamento de multas ou proibição de realizar atividades.