BACK
Negócios

5G: EUA liberam equipamentos de 2 modelos da Embraer

A agência federal de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) liberou 2 modelos da Embraer para realizar pousos de baixa visibilidade em aeroportos onde o 5G foi implementado: os jatos E170 e E190. As autorizações foram comunicadas nesta 5ª feira (20.jan.2022).

A FAA tem testado os equipamentos que medem a distância entre os aviões e os solos, chamados altímetros. Devido à proximidade entre a frequência utilizada pelos equipamentos e pelo 5G comercial nos Estados Unidos, companhias aéreas levantaram suspeitas sobre a possibilidade de interferência. São 13 os altímetros liberados pela agência até o momento. Estão instalados em 20 modelos de aeronaves da Airbus, Boeing, Embraer e McDonnell Douglas. Esses aviões representam 78% da frota comercial do país.

Em nota nesta 5ª feira (22.jan), a agência afirmou que prevê que “alguns altímetros serão muito suscetíveis à interferência 5G“. Os aviões com esses equipamentos serão proibidos de realizar pousos em situações de baixa visibilidade onde o 5G estiver em operação “porque o altímetro pode fornecer informações imprecisas“, disse. A implementação do 5G no país foi recebida com cancelamento de 363 voos. As empresas aéreas dizem ter dúvidas sobre a segurança das operações. Na 3ª feira (18.jan), as empresas de telefonia AT&T e Verizon concordaram em adiar a operação de torres de 5G próximas a aeroportos.