BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Viagem

Companhias aéreas retomam voos internacionais no Brasil

O avanço da vacinação contra a covid-19 tem levado diversos países a diminuírem as restrições à entrada de brasileiros. Na Europa, Alemanha, Espanha e França já autorizam, desde que completamente imunizados contra a doença. O cenário anima empresas aéreas do Brasil que operam voos internacionais. Gol, Latam e Azul planejam retomar rotas ao exterior ou aumentar a frequência das que já voltaram a funcionar. Companhias estrangeiras também retomam os voos no país.

A volta ainda é tímida e impactada pela imagem do Brasil no exterior em relação ao gerenciamento da pandemia. A circulação da variante delta do coronavírus, mais transmissível, também é um fator que pesa nas decisões sobre viagens internacionais. Previsão de entidades do setor aéreo é de que uma recuperação plena do mercado ocorra a partir do final de 2023.

A Gol é a única que ainda não retomou voos internacionais. Anunciou a retomada para novembro. O voo Guarulhos-Montevidéu, no Uruguai, recomeça em 3 de novembro. As rotas para Cancún (México) e Punta Cana (República Dominicana) voltam nos dias 12 e 13 de novembro, respectivamente. A Latam tem a maior quantidade de voos internacionais entre as empresas brasileiras. Mais da metade das receitas da companhia vêm destas operações, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). A companhia opera rotas para 6 destinos abertos a brasileiros totalmente imunizados contra, a covid: Madri (Espanha), Paris (França), Frankfurt (Alemanha), Montevidéu (Uruguai), Cidade do México e Cancún (México), e Bogotá (Colômbia). Todos os voos partem do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Além disso, anunciou 3 voos diretos por semana na rota São Paulo-Barcelona, na Espanha, para a partir de novembro. A frequência de viagens para Madri e Paris aumentará de 3 para 4 voos semanais, em outubro.

Click to continue reading

A empresa também tem voos para locais que ainda não recebem brasileiros, como Santiago (Chile), Lisboa (Portugal), Assunção (Paraguai), Miami (EUA), Nova York (EUA), e Buenos Aires (Argentina). Estão autorizados a viajar nacionais ou residentes dos países, pessoal diplomático, casos específicos de urgência, estudo ou tratamento médico, e determinadas categorias profissionais. Já a Azul opera 2 voos internacionais: para Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e para Lisboa, em Portugal. Para os Estados Unidos, há 1 voo por dia, e só residentes podem embarcar. Para a capital portuguesa, são 5 voos semanais. “À medida que a imunização avança no mundo e cada vez mais fronteiras são abertas ao turismo em geral, enxergamos uma retomada tanto nas viagens de lazer quanto nas viagens de negócios. Temos a expectativa de retomar as ligações entre Campinas e Orlando ainda este ano, mas a confirmação do retorno desta rota dependerá da flexibilização das regras norte-americanas para entrada no país”, disse a Azul, em nota.

RECUPERAÇÃO No Brasil, as viagens intercontinentais ainda ficam atrás das feitas dentro da América, em número de passageiros. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), de janeiro a julho de 2021, os 3 destinos internacionais com mais passageiros pagos foram Cidade do Panamá, Cidade do México e Miami (Estados Unidos). Juntos, representaram 19,81% do total. No período, a empresa aérea com maior número de decolagens foi a Latam. Foram 2.173 ou 7,97% do total. Na sequência, vêm a panamenha Copa Airlines, com 1.947, (7,14%) e Tap Portugal, 1.681 (6,16%).

O mercado de voos internacionais no Brasil teve uma recuperação considerada “rápida” pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos). O crescimento foi de 18,2% do ponto mais baixo, registrado em maio de 2020, até dezembro. Para 2021, há uma tendência positiva de crescimento, que pode quase retomar os níveis de dezembro de 2020, segundo nota da entidade.

Na comparação com 2019, último ano que não foi impactado pela pandemia, as operações de voos internacionais envolvendo o Brasil bateram 76% em agosto. “Tem sido visto em todo o mundo que, uma vez levantadas as restrições, a demanda reprimida impulsiona a recuperação por meio de aumentos de capacidade”, disse a Iata. Em todo o mundo, a demanda por viagens aéreas caiu 60,1% em junho de 2021 em relação a junho de 2019. Houve uma pequena melhora, de quase 3 pontos percentuais, em relação ao desempenho de maio, que registrou queda de 62,9%, na comparação entre 2021 e 2019. Os dados são da Iata.

Em todo o mundo, a demanda por viagens aéreas caiu 60,1% em junho de 2021 em relação a junho de 2019. Houve uma pequena melhora, de quase 3 pontos percentuais, em relação ao desempenho de maio, que registrou queda de 62,9%, na comparação entre 2021 e 2019. Os dados são da Iata. O cenário é mais crítico quando se considera apenas a demanda por viagens internacionais. O número em junho de 2021 foi 80,9% menor do que no mesmo mês de 2019. As companhias aéreas latino-americanas tiveram queda de 69,4% no tráfego de junho de 2021, comparado com o mesmo mês de 2 anos atrás. Em maio, a queda comparada entre 2021 e 2019 foi de 75,3%. IMPACTO BRUTAL Com um horizonte de pelo menos mais 2 anos de atividades abaixo do normal para o setor, as empresas miram novos públicos. É o caso das pessoas que estão em trabalho remoto, e passaram a viajar com a família. Segundo o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, este é um público adaptado à tecnologia, que pode trabalhar à distância, e que, por isso, não restringe as viagens a férias ou feriados.

“É um público novo que está sendo muito relevante por enquanto, porque os eventos, congressos, convenções e seminários ainda não retornaram, e são fundamentais”, disse. Em entrevista, Sanovicz disse que a aviação doméstica no Brasil se recuperou melhor do que os voos internacionais. Desde maio, já são 4 meses seguidos de crescimento, e a previsão é de fechar agosto com 70% da malha em operação, na comparação com o período pré-crise.

O gestor afirmou haver uma restrição muito forte de países em autorizar a entrada de brasileiros, devido à gestão da pandemia. “O cenário internacional é mais complexo. A malha internacional caiu praticamente a zero. Na medida em que a vacinação se amplia, alguns países começam a relaxar as restrições. Essa mudança de atitudes internacionais são se dá de uma vez só, não se pode virar uma chave e 80 e tantos países mudam de ideia. Vai ser um processo mais longo”. Segundo o presidente da entidade, o impacto da covid foi “brutal” e os prejuízos às empresas, “bilionários”. O efeito foi maior na Latam, que tem maior dependência das viagens internacionais para receita. “Não houve nenhuma abertura de linha de crédito do BNDES para as empresas aéreas, conforme nós pedimos. O diálogo com o Ministério da Infraestrutura foi muito bom, a Anac foi super parceira, a Aeronáutica também, mas infelizmente com o Ministério da Economia a demanda não prosperou”. Esse apoio, segundo Sanovicz, foi feito em outros países. “17 dos 20 maiores grupos de aviação foram objeto de algum tipo de decisão dos governos, relativo à sustentação financeira. Nos EUA foi repasse a fundo perdido, na Europa houve linha de crédito, na Ásia, o ingresso do governo no capital das empresas. Porque país sem aviação é país que não se conecta, é um país travado”, disse.