BACK
Economia

Copom anuncia nova Selic nesta quarta-feira (3); mercado espera última alta do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia nesta quarta-feira (2), no fim da tarde, a nova Selic, taxa básica de juros da economia. A expectativa geral do mercado é de uma alta de 0,5 ponto percentual, o que levaria a taxa a 13,75% ao ano.

Muitos analistas também acreditam que esta pode ser a última alta seguida, após um ciclo de aperto monetário que começou em março de 2021, quando a Selic foi da mínima histórica de 2% para 2,75%.

O BC também deve dizer em comunicado quais são suas projeções para 2023. “A política monetária tem efeitos muito pequenos sobre a inflação deste ano, a seis meses do fim. Os efeitos maiores são para o ano que vem”, diz Alexandre Schwartsman, especialista CNN em economia.

Click to continue reading

O economista diz que a instituição deve apontar para uma inflação ao redor de 4,7% no ano que vem, bem acima da meta para 2023, de 3,25% ao ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo. “Lembrando que os analistas esperam algo na casa de 5,3%, ou seja, mais de 1 p.p. acima da meta de inflação de 2023”, diz Schwartsman.

Veja aqui:

https://www.cnnbrasil.com.br/business/copom-anuncia-nova-selic-nesta-quarta-feira-3-mercado-espera-ultima-alta-do-ano/