BACK
É melhor escovar os dentes antes ou depois de tomar café? Como evitar manchas - BBC News Brasil
www.bbc.com

É melhor escovar os dentes antes ou depois de tomar café? Como evitar manchas - BBC News Brasil

Pigmentos de chás de ervas, assim como de outras bebidas e até alimentos sólidos, podem marcar os dentes.

Saúde

Talvez você seja um daqueles que escova os dentes de manhã depois de tomar uma xícara de café. Ou um daqueles que fazem isso antes.

Em ambos os casos, surge a pergunta: qual é a melhor opção para se livrar do mau hálito: escovar os dentes assim que saímos da cama ou depois de fazer a primeira refeição do dia?

Especialistas acreditam que a escovação deve ser feita depois de comer ou beber café, de preferência meia hora após o fim das refeições.

Click to continue reading

Outra questão também surge: qual é a melhor maneira de evitar as manchas que o café ou outros produtos que consumimos causam em nossos dentes?

O café é uma bebida popular que, ao entrar na boca, inevitavelmente entra em contato com os dentes.

É um líquido ácido - o pH dele está em torno de 5, em uma escala que vai de 1 a 14 - e contém taninos, que promovem manchas nos dentes.

Mas por que essas manchas se formam?

A primeira coisa a saber é que existem dois tipos: as intrínsecas e extrínsecas.

As manchas intrínsecas são aquelas que ficam sob o esmalte dentário e que podem ser congênitas ou adquiridas ao longo da vida devido, por exemplo, a traumas.

As extrínsecas são as mais comuns. Elas ficam na superfície do dente e são causadas justamente pelos pigmentos de café, chá, vinho tinto, mate, refrigerantes, sucos e alguns alimentos como as frutas vermelhas.

"Bebidas como café ou vinho têm cores —marrom, vermelho— então mancham o dente da mesma forma que mancham a roupa", explica Emily Anderson, higienista dental da Associação de Higienistas Dentais da Flórida (EUA), à BBC News Mundo.

De qualquer forma, entre os alimentos que mancham os dentes, o café não é dos piores.

"Ele não produz tantas manchas quanto o vinho tinto ou alguns tipos de chás", diz André Reis, professor clínico associado de odontologia da Universidade da Flórida.

O ímã das manchas

Uma vez na boca é onde entra em jogo um conceito sobre o qual ouvimos muito nos comerciais de pasta de dente: a placa.

O que é a placa? É uma colônia de bactérias que se forma nos dentes.

"Essas bactérias adoram comer os açúcares que entram em sua boca e, quando o fazem, produzem ácidos. Então, na verdade, é o ácido que está atacando seus dentes", diz Anderson.

E a placa é um ótimo absorvente de pigmentos.

Com bebidas como café, "você verá a mancha entre os dentes e na linha da gengiva, porque é onde a placa se acumula", diz Anderson.

A interação do alimento com a saliva faz com que a placa endureça e forma outro conceito que aparece regularmente na publicidade: o tártaro.

A maioria das manchas são removidas com uma limpeza dental no consultório do dentista, algo que deve ser feito em média duas vezes por ano, embora varie de boca para boca. Ao remover a placa ou o tártaro, as manchas desaparecem.

Se a limpeza no consultório não for suficiente, o paciente pode recorrer às técnicas de clareamento, com peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, sob supervisão profissional, diz Reis (fazer isso sem ajuda de especialista pode agravar a situação).

Escovação

A resposta para entender por que a placa se forma nos dentes é geralmente a mesma.

"Para a maioria das pessoas, a coloração extrínseca ocorre porque elas não escovam bem e não usam fio dental corretamente, se é que o fazem", explica Anderson.

Por isso, recomenda-se uma boa escovação, de maneira suave, direcionando a escova para as linhas das gengivas e formando pequenos círculos. A escovação deve ser feita duas vezes ao dia, e o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia após a escovação.

Não é necessário escovar com força para retirar restos de comida e bactérias da boca. Pelo contrário, isso pode danificar as gengivas.

Anderson menciona a recomendação de duas vezes ao dia, conforme indicado pela American Dental Association. Mas em vários países da América Latina, as sociedades odontológicas recomendam escovar os dentes três vezes ao dia.

"Aqui, eles falam duas vezes por dia, mas eu venho de uma cultura onde era três vezes por dia", diz Reis, um brasileiro.

Nos casos de almoço e jantar, fica claro que a escovação tem que ser depois de comer. Mas, no café da manhã, há costumes diferentes. Alguns fazem isso antes e outros depois.

Escovar antes de tomar café tem suas vantagens. A possível placa que foi gerada na boca durante a noite é eliminada e, portanto, a cor da infusão não adere tão facilmente.

No entanto, tanto Anderson quanto Reis concordam que o ideal é fazer a escovação após a refeição matinal.

"Dessa forma você não vai acumular placa na boca por tanto tempo", diz Reis.

"Simplesmente, escovar os dentes antes de tomar essas bebidas provavelmente não vai ajudar, porque o problema ocorre com o tempo. Não é apenas depois de tomar uma xícara de café. Manchas e placas se acumulam com o tempo", diz Ander.

Ainda mais: o mais saudável para a higiene bucal não é escovar os dentes logo após comer, mas esperar meia hora.

"Nossos dentes passam por um processo de desmineralização e remineralização todos os dias. Quando os ácidos entram na boca e as bactérias estão produzindo ácido com açúcares, o esmalte do dente é atacado pelo ácido", explica a especialista.

"Quando esse processo está acontecendo, o esmalte do dente fica vulnerável. Então, é melhor não escovar em cima", diz ele.

Para reduzir a interação dos ácidos com o esmalte —e assim reduzir a possibilidade de formação de manchas—, o conselho do higienista dental é beber água imediatamente após a ingestão e assim neutralizar seus efeitos.