BACK
Local

Ex-secretário de Polícia Civil é preso no Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta sexta-feira, 9, o ex-secretário de Polícia Civil do Estado Allan Turnowski. Ele é suspeito de participar de uma organização criminosa e de envolvimento com o jogo do bicho.

Turnowski deixou o cargo em março deste ano para se candidatar a uma vaga de deputado federal pelo PL.

O ex-secretário foi preso em continuidade às investigações sobre o delegado Maurício Demétrio, que está preso desde o ano passado, acusado de corrupção dentro da Polícia Civil. Demétrio teria forjado operações para incriminar adversários.

Click to continue reading

Também é alvo da operação o delegado Antônio Ricardo, ex-diretor da Delegacia de Homicídios, que também é candidato, mas a deputado estadual. Ele é alvo de mandado de busca e apreensão.

A ação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil.

Turnowski foi chefe da Polícia Civil entre 2010 e 2011, durante o governo de Sérgio Cabral (MDB) e deixou a pasta durante uma investigação da Polícia Federal sobre um suposto vazamento de uma operação. O caso foi arquivado por falta de provas. O delegado sempre negou qualquer irregularidade.

Depois, em 2020, ele voltou ao posto — que passou a ser uma secretaria do governo do Estado — onde ficou até o início deste ano.