BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Ibovespa cai abaixo dos 99 mil pontos; Petrobras tem queda de mais de 2%

O Ibovespa , principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, segue em queda nesta segunda-feira (20), após a forte queda do último pregão, quando retomou níveis de novembro de 2020.

Às 11h12, o Ibovespa recuava 0,93%, a 98.897 pontos. Veja mais cotações.

A Petrobras continuava sob os holofotes após pedido de demissão do presidente da companhia em meio a crescentes pressões após novo reajuste de preços na semana passada.

Click to continue reading

As ações da petroleira ficaram com as negociações suspensas na abertura, por cerca de 1 hora, em razão do fato relevante da Petrobras divulgado ao mercado nesta manhã, e eram negociadas com queda de mais de 2%, após terem chegado a cair 3%.

Na sexta-feira, os papéis da companhia tiveram um forte tombo e a empresa perdeu R$ 27,3 bilhões em valor de mercado.

Na sexta-feira, a Bolsa fechou em queda de 2,90%, a 99.824 pontos, perdendo o patamar dos 100 mil pontos pela primeira vez desde novembro de 2020. Com o resultado, passou a acumular recuo de 10,35% no mês. No ano, a queda agora está em 4,77%.

O que está mexendo com os mercados?

O feriado nos EUA (emancipação dos escravos) limita o volume das negociações nos mercados financeiros nesta segunda-feira.

Os preços do petróleo eram negociados em leve queda, com o barril de Brent cotado ao redor de US$ 112. Já os preços do minério de ferro tombaram 8% na China, atingindo o menor patamar desde meados de dezembro, em meio à lenta retomada da atividade na construção civil chinesa, ao aumento dos estoques de aço nas siderúrgicas e receios de que a política de “covid zero” na China siga pressionado a economia local.

Por aqui, o destaque é a renúncia do presidente da Petrobras José Mauro Ferreira Coelho. O executivo sofreu pressão do governo após a estatal anunciar reajuste do diesel e da gasolina na última sexta-feira.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou os líderes dos partidos governistas para discutir mudanças na política de preços da Petrobras nesta segunda-feira.