BACK
Os obstáculos extras dos estudantes no Enem 2021, que tem 2ª prova neste domingo - BBC News Brasil
www.bbc.com

Os obstáculos extras dos estudantes no Enem 2021, que tem 2ª prova neste domingo - BBC News Brasil

Prova teve um quarto de abstenção no domingo passado e é encarada com desânimo por alunos do ensino público, que chegam mais inseguros e despreparados, segundo estudantes e professores consultados pela reportagem.

Cultura & Entretenimento

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que neste domingo (28/11) trará as questões de ciências da natureza e matemática, é uma prova geralmente considerada difícil pelos estudantes.

Mas Samidy Reis Ribeiro, de 19 anos, de Itabuna (BA), que presta o exame pela quinta vez, se deparou com um obstáculo extra em 2021.

"Tive mais dificuldade neste ano, não necessariamente com o conteúdo, mas com a minha confiança sobre o conteúdo, depois do ensino remoto", diz ela à BBC News Brasil a respeito da primeira prova do Enem (de ciências humanas, linguagem e redação), no domingo passado (21/11).

Click to continue reading

"E insegurança é algo que a gente não pode ter na prova. Mesmo sabendo o conteúdo, não ter a convicção sobre ele atrapalha o raciocínio e o tempo de prova", conta a estudante do ensino técnico do Instituto Federal de Ilhéus (BA), que sonha em cursar Direito ou Letras.

Marcia Maia, professora de Samidy no instituto, diz que o que mais escutou de seus alunos depois da primeira prova do Enem é que eles só querem voltar a falar do assunto quando sair a correção oficial das questões.