BACK
Social & Lifestyle

Quer combater a mudança climática? Comece reduzindo o desperdício de comida

Produção agrícola teve enormes avanços nas últimas décadas, mas um terço dos alimentos termina no lixo, gerando até 3,3 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa por ano.

Você sabia que, segundo a Organização para Comida e Agricultura das Nações Unidas (FAO), no mundo todo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são descartadas por ano? Isso quer dizer que cerca de um terço de tudo que produzimos acaba na lata do lixo. Portanto, se comida é a matéria-prima do seu negócio, que tal cuidar dela com carinho?

Só no Brasil, os supermercados deixaram de faturar R$ 7,11 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com alimentos descartados em 2016 . As maiores perdas se dão nas frutas, legumes e verduras, por causa de manipulação inadequada. Também estão entre os problemas o transporte inadequado e o acondicionamento em embalagens impróprias, além de compras desnecessárias.

Click to continue reading

Quer diminuir o desperdício de comida na sua empresa? Veja quatro dicas simples e fáceis de adotar.

Compre corretamente

É o primeiro e mais importante passo para prevenir perdas. O ideal é começar pelo básico, evitando adquirir uma quantidade superior ao consumo do estabelecimento. Dê prioridade aos fornecedores que não geram problemas na entrega e garantem a qualidade dos produtos.

Reutilize as perdas

Para aquelas perdas inevitáveis de frutas, verduras e legumes, a sugestão é fazer uma parceria com um produtor rural ou alguma entidade para que esses produtos sejam utilizados como alimento para os animais ou ainda como adubo por meio da compostagem.

Separe os alimentos

Eles apodrecem, isso é um fato. O problema é causado por micro-organismos que aproveitam as condições inapropriadas para decompor os alimentos. Para evitar, é preciso separar as frutas e verduras machucadas das demais. Deve-se também manipular primeiro os produtos podres, fazer a higiene das mãos e, só então, trabalhar com os sadios.

Climatize o ambiente

Isso retarda a perda de água dos alimentos e os mantém em condições de consumo por mais tempo. Ambientes climatizados garantem mais frescor aos alimentos e, com isso, você pode até mesmo faturar mais, por contar com produtos com uma aparência melhor e com muito mais qualidade. Invista nessa ideia e faça bons negócios.

Estima-se que um terço de toda a comida produzida no mundo é jogada fora. Isso significa um bilhão de toneladas de alimentos - quantidade quatro vezes maior que a necessária para acabar com a fome no planeta. Sem levar em conta as sobras de comida que poderiam ser reaproveitadas, as más condições de logística, transporte e armazenamento também contribuem para o desperdício.