BACK
Economia

Rússia anuncia redução da taxa de juros

O Banco Central (BC) da Rússia diminuiu para 17% a taxa de juros nesta sexta-feira, 8, em uma tentativa de conter os efeitos econômicos das sanções impostas ao país pelas potências ocidentais. Anteriormente, a taxa era de 20%.

Com o anúncio desta sexta-feira, o BC tentar dar um novo pontapé inicial na economia russa. “A decisão visa a conter o aumento do preço ao consumidor e a combater o declínio da atividade econômica”, informou a instituição.

A moeda local se recuperou de um declínio acentuado ocorrido desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro. Nesta sexta-feira, o rublo foi negociado a 79 por cada dólar — número próximo ao verificado antes da crise no Leste no Europeu.

Click to continue reading

“A valorização do rublo é uma indicação de que os controles de capital estão funcionando”, disse Sofya Donets, economista da consultoria Renaissance Capital. “A Rússia não é mais uma economia aberta. Então, a política de taxa de juros funcionará de maneira diferente.”

De acordo com o Instituto de Finanças Internacionais, o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia encolherá 15% neste ano, de modo a eliminar uma década e meia de crescimento.