BACK
Ucrânia. Canadá enviou primeiro tanque Leopard 2
www.noticiasaominuto.com

Ucrânia. Canadá enviou primeiro tanque Leopard 2

O Canadá enviou o primeiro dos seus prometidos tanques de guerra Leopard 2 para a Ucrânia no sábado, anunciou a ministra da Defesa, Anita Anand.

Internacional

Um avião da Força Aérea canadiana "descolou de Halifax com o primeiro tanque de guerra Leopard 2 que vamos doar à Ucrânia", disse a ministra numa publicação na rede social Twitter.

"O Canadá está solidário com a Ucrânia e continuaremos a fornecer às Forças Armadas ucranianas o equipamento de que precisam para vencer", acrescentou a ministra.

"Os tanques de guerra estão a caminho para ajudar a Ucrânia. O primeiro Leopard 2 canadiano já foi. O apoio do Canadá à Ucrânia é inabalável", referiu a ministra numa outra publicação no Twitter, acompanhada por um vídeo onde se vê o carregamento do tanque e a partida do avião.

Click to continue reading

O Canadá anunciou no final de janeiro a decisão de entregar quatro tanques Leopard 2 de fabrico alemão à Ucrânia, um dia após um anúncio semelhante de vários países ocidentais.

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou no sábado que Portugal vai ceder também às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2 e adiantou que está neste momento em curso uma operação logística com a Alemanha para recuperação de alguns carros de combate.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro do ano passado, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).