BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Viajantes da África do Sul testam positivo para covid-19 na Holanda

Vindos da África do Sul, 61 viajantes testaram positivo para a covid-19 ao chegar à Holanda. A informação foi confirmada na sexta-feira 26 pelas autoridades sanitárias do país europeu.

Até o momento, não se sabe se e quantas dessas pessoas foram infectadas pela nova variante do coronavírus, a Ômicron, detectada originalmente na África do Sul e que seria mais contagiosa do que as anteriores.

Ao desembarcarem em território holandês, viajantes passaram horas em longas filas para realizar testes para covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Ômicron é considerada uma “variante de preocupação”.

Click to continue reading

“Estamos pesquisando se alguns dos casos são da nova variante de preocupação. Esperamos ter os resultados o mais breve possível”, informou a autoridade sanitária da Holanda.

O ministro da Saúde do país, Hugo de Jonge, anunciou que todos os viajantes que chegarem à Holanda terão de ser submetidos a testes e quarentena, por precaução.

O governo local proibiu todas as viagens aéreas cuja origem seja o sul da África. Apesar da medida, dois voos da KLM, com cerca de 600 passageiros, desembarcaram em Amsterdã.

A nova variante

Em menos de 25 dias, a África do Sul registrou mais casos da Ômicron do que a soma das cepas Delta e Beta em 50 dias. As informações se fundamentam no sequenciamento genético sobre o vírus realizado no país africano. De acordo com a publicação, já são 59 casos com essa mutação. Entretanto, outras fontes listam 79 análises.

O novo patógeno pode ter causado 90% dos 1,1 mil casos da covid-19 notificados no dia 24 na província de Gauteng, estimam as autoridades locais.