BACK
Curiosidades

Doença de pele irregular (LSD) causou a morte de cerca de 35.000 bovinos, na Índia.

A doença de pele irregular (LSD) é uma doença viral, causada pelo vírus da doença – gênero capripoxvirus da família poxviridae – e causou a morte de cerca de 35.000 bovinos, na Índia.

A doença de pele irregular (LSD) é uma doença viral, causada pelo vírus da doença de pele irregular do gênero capripoxvirus da família poxviridae. A doença viral mort4l se espalhou para mais de 9 estados da Índia, matand0 milhares de gado.

O gado infectado desenvolvem nódulos espessos na pele, que geralmente são acompanhados por febre debilitante e menor produção de leite e podem levar à morte também.

Click to continue reading

Aparece como nódulos de dois a cinco centímetros de diâmetro por todo o corpo, particularmente ao redor da cabeça, pescoço, membros, úbere e genitais. Os caroços se abrem gradualmente como feridas grandes e profundas.

Duas razões principais para a propagação são a multiplicação de vetores como moscas domésticas, carrapatos e mosquitos durante os meses de monção e o movimento irrestrito de gado vadio. O gado vadio representa um problema porque é difícil de isolar, disse o oficial regional, saúde pecuária, departamento de pecuária e produção de leite, para Down To Earth (DTE) .

Em cerca de 10 por cento dos casos o animal infectado sucumbe à doença, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Na Índia, a taxa de mortalidade é de 2-3 por cento do gado infectado, disse Kumar.

A doenç4 se espalhou para Rajasthan, Gujarat, Punjab, Haryana, Himachal Pradesh, Uttarakhand, Uttar Pradesh, Madhya Pradesh e Jammu, com casos máximos relatados em Rajasthan e Gujarat. Existem cerca de 5 milhões de bovinos no país, dos quais 4 milhões estão nesses nove estados, segundo o Censo Pecuário 2019. Uma campanha especial de vacinação será realizada para vacinar o gado contra o LSD e o departamento de pecuária coordenará com o Centro para garantir a disponibilidade da vacina.

Fonte: Compre Rural