BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Duração da guerra na Ucrânia e lockdowns na China vão determinar custo de vida no país
noticias.r7.com

Duração da guerra na Ucrânia e lockdowns na China vão determinar custo de vida no país

No começo do ano, a meta era de 2% a 5%, mas já está projetada a quase 8% pelo BC e beira os 9% na avaliação do mercado

Economia

O Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira (4) aumentar a taxa Selic a 12,75% ao ano. A elevação da taxa básica de juros tem como objetivo conter a inflação, que segue em alta em 2022.

Nos últimos 12 meses, a alta dos preços acumula 12% e, em abril, bateu em 1,75%. No começo do ano, a meta era de 2% a 5%, mas já está projetada a quase 8% pelo Banco Central e beira os 9% na avaliação do mercado.

"As pressões inflacionárias decorrentes da pandemia se intensificaram com problemas de oferta advindos da nova onda de Covid-19 na China e da guerra na Ucrânia", afirmou o Banco Central, em nota, ao explicar a elevação da taxa básica de juros e indicar a ocorrência de novo aumento no próximo mês.

Click to continue reading

O conflito entre Rússia e Ucrânia trouxe impactos sobre os preços de energia e alimentos. Já a política de Covid zero na China, com lockdowns, provoca risco de desabastecimento de produtos finais, peças e outros insumos industriais.

Matheus Peçanha, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), explica que o Brasil está enfrentando no momento uma inflação de custos. "É mais difícil de controlar e mais difícil de prever, porque foge do controle e depende muito de fatores externos. Em 2020, tivemos o La Niña, que causou inflação via grãos e atingiu também as proteínas, como as carnes. Já em 2021 houve a seca, que impactou os preços do agro e, quando passamos pela seca, veio a geada, que fez subir os preços do hortifrúti, como o tomate e a cenoura”, avalia Peçanha.