BACK
Saúde

Glúten engorda? Entenda por que não é recomendado tirá-lo totalmente da alimentação

O glúten – proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada – passou a ser considerado um verdadeiro vilão da boa forma, deixando de fazer parte do cardápio de famosos e de influenciadores digitais. Mas, afinal, é necessário parar de comer glúten para emagrecer? A resposta é não, segundo a nutricionista Edvânia Soares, especialista em nutrição clínica.

A dieta sem glúten é indicada para pessoas diagnosticadas com a doença celíaca, na qual existe uma intolerância do corpo à proteína; para pessoas com irritação intestinal; para quem tem falha de memória, ou transtornos psiquiátricos, como TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) – nestes casos, uma alimentação inflamatória, rica em farinha branca, por exemplo, pode contribuir para a piora dos quadros.

Com exceção destes grupos, o glúten pode ser consumido sem um verdadeiro impacto na saúde. Mas por que a ideia de cortar a proteína da alimentação parece fazer sentido para quem encara uma dieta? Uma das explicações é que ao retirar o glúten, consequentemente alimentos mais calóricos, ricos em farinhas e açúcar, deixam de fazer parte do cardápio.

Click to continue reading

“Um exemplo é o pão, que tem farinha de trigo, açúcar, sal, fermento e bicarbonato. Nesse caso, só a farinha de trigo tem glúten, mas são cinco farinhas que são inflamatórias, e ao tirar esse alimento, a pessoa está tirando também outros ingredientes inflamatórios”, destaca a nutricionista.

Além disso, Edvânia explica que o glúten, ao entrar em contato com o intestino, pode formar uma barreira que atrapalha a absorção de nutrientes. Quando pessoas sem restrições à proteína param de consumi-la, o esvaziamento gástrico intestinal passa a ocorrer de forma mais rápida.

Veja a matéria completa aqui:

https://noticias.r7.com/saude/gluten-engorda-entenda-por-que-nao-e-recomendado-tira-lo-totalmente-da-alimentacao-11042022