BACK
Economia

Marco Legal das Ferrovias pode ser votado hoje

A Câmara dos Deputados deve votar nesta segunda-feira, 13, a proposta do novo Marco Legal das Ferrovias, cuja apreciação no plenário inicialmente estava marcada para a semana passada. Na ocasião, não houve acordo para a votação do projeto.

Proposto ainda em 2018, o Marco Legal das Ferrovias prevê alterações nas regras para investimentos e funcionamento do setor. O texto já foi aprovado no Senado e agora será analisado pela Câmara. Em caso de aprovação, seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

O novo marco trata de novos instrumentos de outorga para ferrovias em regime privado, com participação mínima do Estado, seja em nível federal, estadual ou municipal.

Click to continue reading

No modelo atual — de concessão —, o investimento é financiado pelo Estado, de acordo com interesses estratégicos do país. Com a mudança, empresas privadas poderão investir em projetos do seu interesse, assumindo os custos e os riscos.

O texto também estabelece que empresas de mineração ou agronegócio, por exemplo, poderão investir em apenas um trecho de uma ferrovia, ao invés de precisar fazer um investimento em todo o percurso.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, a intenção é reduzir a subutilização da malha ferroviária brasileira. De acordo com dados da pasta, somente 25% das vias estão em plena operação e 46% apresentam tráfego baixo. Já 29% seguem sem operação comercial.

Enquanto o projeto de lei não é aprovado, a pasta tem trabalhado de outras formas para buscar o desenvolvimento da malha ferroviária no país.

“Desde o lançamento da Medida Provisória 1065, nós recebemos cerca de 30 pedidos para criação de novas ferrovias, ou seja, a construção de mais 9 mil quilômetros e um investimento que já supera R$ 120 bilhões”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas em audiência pública no fim de novembro.