BACK
Política

Ministro Moraes dá 5 dias para PF ouvir Abraham Weintraub

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (24), que a Polícia Federal colha o depoimento do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub em até cinco dias. Moraes quer esclarecimentos sobre uma entrevista do ex-MEC em que ele relata “diversas informações falsas acerca da atuação do Supremo Tribunal Federal e de condutas relacionadas a um de seus membros”.

A decisão de Moraes também cita o YouTube, e dá 48 horas para a plataforma disponibilizar “a íntegra do material relacionado à entrevista”.

Por fim, Moraes encaminha o processo à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que, em dez dias, o órgão se manifeste e determine as ações que julgar necessárias.

Click to continue reading

As determinações de Moraes fazem parte de uma investigação preliminar aberta pelo ministro para investigar as declarações de Weintraub em uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda. Na ocasião, o ex-MEC afirmou que um dos dez ministros do STF tentou comprar sua casa, que não estava à venda. Ele disse ainda que, ao receber a resposta negativa, o mesmo ministro alegou que Weintraub estava nos Estados Unidos e não voltaria mais ao Brasil por ser investigado na Corte.