BACK
Conhecimento

Sete erros que todo mundo já cometeu ao criar senhas

Repetir a mesma palavra-chave em várias contas, criar senhas curtas e usar informações pessoais estão na lista; veja os erros mais comuns e como criar códigos fortes.

Ao criar uma nova senha, muitos usuários priorizam a praticidade em detrimento da segurança e se preocupam apenas em definir um código que seja fácil de lembrar. Não por acaso, é comum ver palavras-chave curtas, com números ou letras sequenciais e informações pessoais sendo utilizadas. Além disso, como há uma série de e-commerces, redes sociais e serviços online, muitos acabam repetindo a mesma senha em contas diferentes. Apesar de cômodas, essas práticas facilitam a quebra do código e abrem brechas para invasões. Para que você não cometa mais deslizes, o TechTudo listou sete erros comuns ao criar senhas. Confira a seguir e saiba como evitar o vazamento de dados pessoais.

1. Criar senhas óbvias

Click to continue reading

Criar senhas óbvias, com sequências de números ou letras consecutivas, expõe o usuário à ação de hackers e aumenta o risco de ter seus dados violados. Isso porque essas palavras-chave, além de serem usadas por muitas pessoas, são fáceis de adivinhar: basta passar os dedos da esquerda para a direita no teclado numérico para decifrá-las.

No final de 2021, o gerenciador de senhas NordPass divulgou uma lista com as 200 palavras-chave mais fracas utilizadas naquele ano. As dez primeiras são, respectivamente: "123456", "123456789", "12345", "qwerty", "password", "12345678", "111111", "123123", "1234567890" e "1234567".

2. Criar senhas curtas

Um dos principais erros ao criar uma senha é não se atentar ao seu comprimento. Isso porque, cada cada caractere adicionado, seja ele número, letra ou símbolo, aumenta as probabilidades de preenchimento e torna a palavra-chave mais difícil de ser descoberta. O ideal, portanto, é criar senhas que tenham, no mínimo, oito caracteres. Códigos assim são longos o suficiente para fornecer a segurança adequada, mas não tão compridos a ponto de dificultar a memorização.

3. Usar informações pessoais como senha

Outra prática que compromete o sigilo das senhas é criá-las usando informações pessoais. Códigos que contêm dados como data de nascimento ou casamento e nome do animal de estimação ou do time favorito podem ser facilmente adivinhados por amigos e familiares a partir do conhecimento que eles têm sobre você. Além disso, as informações também podem ser descobertas por hackers após uma breve varredura do conteúdo que você compartilha nas redes sociais. Por isso, evite utilizar informações pessoais ao criar uma nova senha.

4. Não usar números ou caracteres especiais

A falta de números ou caracteres especiais também facilita a descoberta de uma palavra-chave por hackers. Adicionar símbolos e números, bem como mesclar letras maiúsculas e minúsculas, à senha expande as possibilidades de preenchimento de cada caractere. Em uma palavra-chave de oito caracteres que utiliza apenas letras minúsculas, por exemplo, são possíveis aproximadamente 208,8 bilhões de combinações. Já ao utilizar letras maiúsculas, minúsculas e números, esse número sobe para cerca de 218,3 trilhões de possibilidades.

5. Trocar letras por números e caracteres especiais

Ao contrário do que muitos pensam, trocar as letras das senhas por números e caracteres especiais não a torna mais segura. Isso porque os sistemas de adivinhação de senha usados por hackers já têm ciência de que essa é uma substituição comum. Assim, em tentativas de invasão, também são consideradas possíveis combinações e trocas usando caracteres especiais. O ideal, portanto, é que a senha utilizada siga uma tipologia aleatória, ou seja, que tenha um padrão mais difícil de decifrar.

6. Repetir a mesma senha em contas diferentes

Outro erro comum é utilizar a mesma senha para diferentes redes sociais e serviços, como contas de banco e endereços de e-mail. O motivo é simples: ao desvendar uma palavra-chave, os hackers tentam reutilizá-la em diversas outras contas. Logo, se você repete o código em mais de uma conta, quando uma delas é comprometida, todas são. Além disso, também existem listas de senhas compartilhadas entre cibercriminosos, o que amplia ainda mais os riscos.

7. Usar senhas que variam apenas por um caractere

Para tentar não repetir a mesma senha em diferentes sites, muitos usuários variam a palavra-chave mudando apenas um caractere. Por exemplo, se a senha for "TechTudo2021", é comum alterá-la para "TechTudo2022". Esse processo, porém, não é recomendado, pois os softwares de adivinhação de senha conseguem desvendar essas similaridades e descobrir a senha da mesma forma. Portanto, evite estabelecer um padrão entre suas senhas e priorize sempre senhas aleatórias e diferentes das que você já criou.