BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

Vitória da Rússia na Ucrânia seria “catastrófica”, diz Boris Johnson à CNN

Permitir que o presidente russo Vladimir Putin tenha sucesso em sua invasão da Ucrânia teria consequências “absolutamente catastróficas” para o mundo, alertou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson em entrevista à CNN neste domingo (26).

Falando com o âncora Jake Tapper no programa “Estado da União” da CNN horas depois que mísseis russos atingiram Kiev, destruindo o que havia sido uma relativa calma na capital ucraniana, Johnson pediu aos americanos, britânicos e outros no Ocidente que mantenham a determinação em punir Moscou, apesar do efeito que a guerra teve nos preços globais do petróleo.

“Eu apenas diria às pessoas nos Estados Unidos que isso é algo que a América historicamente faz e tem que fazer, que é intensificar a paz, a liberdade e a democracia”, disse Johnson.

Click to continue reading

“E se deixarmos Putin escapar impune e apenas anexar, conquistar partes consideráveis ​​de um país livre, independente e soberano, que é o que ele está prestes a fazer… então as consequências para o mundo são absolutamente catastróficas”.

Johnson está se juntando a outros líderes do G7 nos Alpes da Baviera, na Alemanha, nesta semana para conversas centradas no conflito na Ucrânia, que se tornou um conflito de desgaste ao entrar em seu quinto mês.

Os líderes devem discutir novos métodos de punir Moscou, incluindo a proibição de novas importações de ouro da Rússia que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou no domingo.

Mas paira sobre a cúpula a dúvida se o Ocidente pode manter sua determinação de punir Putin em meio à disparada dos preços da energia – e à reação política que o pico causou aos líderes em casa.

Johnson, que viajou a Kiev duas vezes para se encontrar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse que permitir o sucesso da Rússia em sua invasão abriria um precedente perigoso.

“Você pode ver as consequências, as lições que serão tiradas”, afirmou ele. “Isso é o que acaba sendo desastroso, não apenas para a democracia e para a independência dos países, mas para a estabilidade econômica”.

Os custos para as nações ocidentais de defender a Ucrânia – incluindo os bilhões de dólares em assistência de segurança fornecida pelos Estados Unidos – são “um preço que vale a pena pagar pela democracia e pela liberdade”, disse Johnson.

A cúpula do G7 forneceu uma espécie de refúgio para Johnson, que enfrenta sérios ventos políticos contrários no Reino Unido. As consequências do escândalo “Partygate” – no qual eventos que furaram lockdowns durante a pandemia foram realizados em Downing Street – continuam a reverberar, e as perguntas sobre a liderança de Johnson só se intensificaram, mesmo quando ele disse que está interessado em buscar um terceiro mandato.

Na semana passada, ele sofreu um golpe em sua autoridade depois que seu Partido Conservador perdeu duas eleições parlamentares em uma única noite. No entanto, até agora, o primeiro-ministro resistiu aos pedidos de mudança em sua abordagem política e recentemente disse que não passaria por uma “transformação psicológica”.

Na Alemanha, Johnson procurou enquadrar seus problemas como um sinal de que a democracia estava funcionando quando Tapper o questionou sobre a cascata de críticas.

“Eu acho que a grande coisa sobre a democracia é que os líderes estão sob escrutínio. E eu tenho, você diz que eu tenho problemas em casa – isso é uma coisa boa. Eu tenho críticos no meu caso, eu tenho pessoas argumentando,” disse.

E ele usou Putin, que existe em um ambiente político em grande parte sem atritos, como um exemplo de como os líderes em sistemas antidemocráticos podem exercer o poder.

“Você realmente acha que Vladimir Putin teria lançado uma invasão em outro país soberano se ele tivesse pessoas para ouvir, argumentando adequadamente, se ele tivesse um comitê de opositores?” perguntou Jonhson.

Quando se trata da democracia americana, Johnson foi igualmente otimista – apesar da tentativa violenta de derrubá-la em 6 de janeiro de 2021. Ele se recusou a culpar o ex-presidente Donald Trump, com quem cultivou um relacionamento próximo: “Vou usar o direito de ficar calado nesse caso”, afirmou ele, acrescentando que “em princípio, não devemos falar sobre a política interna uns dos outros. Isso é uma questão para as pessoas nos Estados Unidos”.

Cenas de caos violento no Capitólio dos Estados Unidos naquele dia chocaram os americanos e o mundo. Mas Johnson insistiu que a violação não significava o fim da democracia americana.

“Acho que os relatos da morte da democracia nos Estados Unidos são grosseiramente, grosseiramente exagerados. A América é uma nação brilhante para mim e continuará sendo assim”, ressaltou ele, apontando para os esforços de Biden em unir o Ocidente como evidência de um sistema ainda em funcionamento.

“Acho que o simples fato de Joe Biden ter se destacado da maneira que fez mostra que os instintos da América ainda estão no lugar certo”, disse ele.

Ainda assim, Johnson reconheceu que o violento motim no Capitólio alarmou observadores no exterior.

“Houve algumas cenas estranhas e esquisitas”, afirmou

“Esquisito?” perguntou Tapper. “Pessoas morreram”.

“Quero dizer, olhando de fora, foi bem estranho”, disse Johnson. “Mas não acredito que a democracia americana esteja sob séria ameaça. Longe disso. Continuo acreditando que a América é o maior garantidor global da democracia e da liberdade”.

Veja aqui:

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/vitoria-da-russia-na-ucrania-seria-catastrofica-diz-boris-johnson-a-cnn/