BACK
Ciência & Tecnologia

Mancha solar gigante deve 'estourar' e lançar explosão na Terra

specialistas estão monitorando uma mancha solar que pode lançar uma explosão na Terra;

A mancha na superfície solar dobrou de tamanho em 24 horas;

A explosão pode causar problemas de rádio e em comunicação por satélites.

Click to continue reading

Pesquisadores do site especializado em clima espacial - o SpaceWeather - estão monitorando uma mancha instável presente na superfície solar que está voltada diretamente para a Terra. Caso estoure, ela pode lançar explosões solares em nossa direção.

Uma erupção solar ainda não é esperada, mas pode ser possível se a mancha solar continuar a crescer e se comportar de maneira instável.

"Ontem, a mancha solar AR3038 era grande. Hoje, é enorme. A mancha solar de rápido crescimento dobrou de tamanho em apenas 24 horas. Ela tem um campo magnético instável 'beta-gama' que abriga energia para explosões solares de classe M, e está diretamente voltado para a Terra."

Manchas solares são regiões escuras que aparecem no Sol devido ao magnetismo dentro da massa em chamas.Elas podem durar entre algumas horas a alguns meses e são considerados “mortos” quando começam a se desfazer.

Nem todas as manchas solares produzem erupções solares, mas quando o fazem podem impactar a Terra. Isso porque nem toda explosão desse tipo necessariamente atinge o nosso planeta.

Conforme mencionado pelos especialistas, uma explosão de classe M é considerada de força média e, se atingir a Terra, pode causar breves apagões de rádio em torno dos pólos do nosso planeta e até alguns problemas de comunicação por satélite.

Segundo a NASA, uma explosão solar é uma intensa explosão de radiação proveniente da liberação de energia magnética associada a manchas solares.

As erupções solares podem durar apenas alguns minutos ou lançar fluxos de radiação por horas. A boa notícia é que a Terra nos protege em grande parte do impacto prejudicial das explosões solares usando seu campo magnético. Elas não estão ameaçando a saúde dos humanos na Terra, mas às vezes representam uma ameaça à segurança dos astronautas.

Uma coisa boa sobre as tempestades solares é que elas podem produzir exibições de luz natural muito bonitas, como as luzes do norte. Auroras são exemplos do campo magnético da Terra sendo bombardeado pelo vento solar, o que cria belas telas verdes e azuis.