BACK
Ciência & Tecnologia

Meteoro ‘bola de fogo’ é visto nos céus do Reino Unido

Um meteoro cruzou os céus do Reino Unido na noite desse domingo (28). Centenas de britânicos relataram ter visto uma luz muito brilhante e ouvido um barulho estridente por volta das 21h45. O evento durou cerca de sete segundos.

De acordo com a Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido (UKMON, na sigla em inglês), o fenômeno é uma bola de fogo meteórica e ocorreu devido a um resíduo espacial que se movia em alta velocidade próximo à Terra. Ao encontrar a resistência da atmosfera, ele foi forçado a diminuir a velocidade, o que resultou no calor e na luz que foi vista no céu durante a noite.

A UKMON afirma ter recebido quase 800 vídeos e relatos de testemunhas em todo o Reino Unido. No Twitter, a rede publicou uma imagem do meteoro flagrada por suas câmeras. Veja aqui.

Click to continue reading

O Dr. Ashley King, do Museu de História Natural, que também é responsável por recuperar meteoritos recém caídos no Reino Unido, disse à UKMON que as gravações de vídeo mostram que a velocidade do corpo celeste era aproximadamente 50 mil quilômetros por hora, “o que é muito rápido para ser 'lixo espacial' feito pelo homem, portanto não é um velho foguete ou satélite”.

Ainda de acordo com King, é provável que a bola de fogo fosse parte de um asteroide caindo no solo.

Meteoros são quaisquer objetos que, ao entrar na atmosfera da Terra, geram um rasto luminoso no céu.

A UKMON explicou que as bolas de fogo são frequentemente mais brilhantes que os meteoros normais e intensidade luminosa semelhante à do planeta Vênus.