BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Ciência & Tecnologia

Evento online “Conectando Você ao Mundo” traz o que há de mais moderno em Tecnologia Assistiva

Quando a pandemia começou, há pouco mais de um ano, o empresário com deficiência visual Arthur Minniti se viu diante de mais um desafio: fechar suas empresas para atendimento ao público, já que grande parte de seus clientes são deficientes visuais e se contaminam mais facilmente pelo uso constante das mãos no dia a dia. “Foi uma fase muito difícil de adaptação, já que nos vimos sem contato com clientes e empresas e sem eventos de Tecnologia Assistiva para divulgar e apresentar soluções que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. Nossos clientes ficaram inseguros e com medo e começaram a adiar compras de equipamentos. Universidades, escolas e institutos para cegos fecharam as portas. Foi desesperador”, lembra Arthur.

Há mais de dez anos no mercado buscando sempre o que há de melhor em Tecnologia Assistiva para incluir deficientes visuais em escolas, associações, empresas públicas e privadas, Arthur se viu sem saber como continuar seu trabalho frente às suas empresas sem se conectar com os clientes. Assim nasceu o projeto Conectando Você ao Mundo, que colheu uma série de depoimentos de usuários deficientes visuais totais e de baixa-visão, surdos cegos e autistas cegos que mostraram como a Tecnologia Assistiva é fundamental no dia a dia, seja para “tocar” nas palavras ou para ter mais independência ao ler embalagens, por exemplo. Nestes vídeos, diversos usuários compartilharam suas origens e dificuldades e contaram como “mudaram a chave” e passaram a se conectar ao mundo com mais autonomia e segurança.

O Projeto cresceu e teve sua participação garantida num e-book lançado recentemente e agora, com este sucesso, acaba de se transformar em um evento internacional online de mesmo nome, que será realizado entre os dias 24 e 28 de maio de 2021, das 18h45 às 22h. “A ideia principal é transmitir conteúdo e mostrar para mais pessoas, deficientes ou não, que é possível minimizar a dependência com a ajuda da Tecnologia Assistiva e aproveitar as oportunidades que a vida oferece, empoderando os deficientes no ensino e no ambiente de trabalho para que sejam mais independentes”, explica Arthur.

Click to continue reading

O público poderá conversar diretamente com fabricantes líderes do mercado internacional, algo nunca feito antes no Brasil, com tradução simultânea, e terão contato com empresas e pessoas que fazem a diferença na vida de outras pessoas. “Vamos trazer, também, bastante curiosidades. Vamos ouvir representantes de empresas preocupadas com diversidade e inclusão, mostrando como é o ambiente de trabalho e apresentando oportunidades em diferentes áreas de atuação. A agência Viagem Acessível falará sobre o trabalho que desenvolve de forma customizada para atender as necessidades individuais dos clientes com ou sem algum tipo de deficiência. Vamos falar, ainda, sobre moda acessível e mostrar onde encontrar produtos que facilitam o dia-a-dia da pessoa com deficiência na hora de se vestir. Muitos outros temas estarão na grade do nosso evento, como birdwatching e áudio-livro. A Laramara também estará presente para falar da importância do seu trabalho em relação à reabilitação visual e muito mais”, conta Arthur.

O evento é gratuito e será transmitido pela Internet. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.conectandovoceaomundo.com.br

Sobre Arthur Minniti

O empreendedor cego Arthur Minniti é formado em Análise de Sistemas pela FAAP e luta para que a inclusão seja uma realidade, tornando possível que o deficiente contribua com seu papel na sociedade de forma igualitária. Após seu problema de saúde, que acabou afetando mais ainda sua visão, ele fundou e está à frente de três empresas: a Tecnovisão, o Mundo da Lupa (e-commerce para atender consumidor final com Tecnologias Assistivas e lupas) e a Viagem Acessível (agência de viagens com roteiros personalizados para pessoas com algum tipo de deficiência ou não) provando que é possível fazer diferença no mundo por meio da Tecnologia Assistiva.