BACK
Cultura & Entretenimento

Quando o Jazz encontra o Funk Carioca: Josiel Konrad agita o Dolores Club, na Lapa

Pioneiro na fusão do Funk Carioca com o Jazz, trombonista, cantor e compositor apresenta seu show “Boca no Trombone” na sexta-feira (19/04)

Um dos nomes mais inovadores da nova geração da música brasileira, Josiel Konrad sobe ao palco do Dolores Club, na Lapa, nesta sexta-feira, dia 19 de abril, às 21h. Pioneiro em juntar o Funk Carioca com o Jazz, o trombonista, cantor e compositor apresenta o show do seu mais recente álbum, “Boca no Trombone”, que traz uma nova sonoridade para a MPB e o Jazz. As participações especiais ficam por conta da cantora Tamy e dos músicos Shanso Araújo e Tunico.

Cria da Baixada Fluminense, o artista usa sua música como ferramenta de crítica social sobre os desafios da Baixada em meio ao descaso das autoridades. Ao mesmo tempo, exalta o poder da sua população, seus talentos e a contradição de ser a base que sustenta a sociedade como um todo, em especial a elite.

Click to continue reading

Resistência e “Boca no Trombone”

Terceiro álbum da sua carreira, “Boca no Trombone” é 100% autoral, cantado e instrumental, e traz o encontro da realidade e linguagem periférica com o jazz, em uma abordagem musical contemporânea brasileira, resgatando o jazz em sua essência improvisada para a periferia, onde ele nasceu, e que, se observado de perto, se alinha muito à vida periférica, em que o improviso é o ponto de equivalência, onde se vive intensamente em meio às contradições da cidade grande. É nesse ambiente que o jazz encontra sua maior inspiração.

- O acesso à música (jazz) nascida na periferia foi cada vez mais se acabando e sendo apropriado pela alta classe da sociedade. O álbum me inspira a sonhar e a lutar por um mundo mais justo e mais igualitário - pontua Konrad.

O álbum/show pauta a realidade da periferia em mais estilos musicais, evocando as emoções e as sensações da vida periférica com um universo de cores em sons e culturas, expressando a luta pela igualdade, a alegria, o sofrimento e a força da periferia, além de celebrar a diversidade cultural e musical brasileira.

- O meu próximo álbum é a uma das formas mais singulares que encontrei de me expressar, posicionar e exteriorizar, propondo uma nova experiência, na qual toda forma de sentimentos e ideias musicais, às vezes reprimidas em nossas mentes, passam a fazer parte de um enigma a ser explorado musicalmente, filosoficamente e fisicamente - analisa o artista.

Da Baixada Fluminense para o mundo

Natural de Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Konrad deu início a sua carreira solo em 2015. Desde então, já lançou os discos autorais “Timeline”, “Mais Amor”, e o EP “Quando Menino”. Além disso, já se apresentou em palcos importantes no Brasil e no exterior, como o Circo Voador e o Ronnie Scott’s Jazz Club, em Londres. A primeira faceta do seu trabalho surgiu com o Gafieira Jazz, que fazia uma ponte bem suingada entre os mundos dos dois gêneros, unindo Chico Buarque, John Coltrane, Cartola e Miles Davis.

Em seu primeiro trabalho de estúdio, “Timeline”, ele faz uma reflexão sobre a sua própria jornada musical e de amadurecimento. Já no segundo, “Mais Amor”, retrata sete diferentes tipos de sentimento: Eros, Mania, Philia, Ludus, Ágape, Pragma e Philautia. Esse mergulho pessoal inspirou Josiel a explorar novos caminhos sonoros e estéticos, que resultou no EP “Quando Menino”, em voz e violão com suas primeiras composições cantadas, abraçando de vez a sua brasilidade.

Dolores Club

Localizada no coração da Lapa, a tradicional casa de shows Rio Scenarium inaugurou o Dolores Club, um charmoso anexo que abre suas portas para receber novos estilos musicais e nomes de grande destaque na música brasileira. Ney Matogrosso, Fernanda Abreu, João Donato, Liz Rosa, Roberto Menescal e Fado Bicha já passaram pela casa com shows inesquecíveis.

Serviço:

Local: Dolores Club - Rua do Lavradio, 10, Lapa, Rio de Janeiro – RJ

Quando: dia 19 de abril, sexta-feira, às 21h (abertura da casa às 19h)

Entrada: R$ 60 (na hora) e R$ 40 (antecipado pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/92124/d/245672/s/1672732)

Local com acessibilidade

Classificação indicativa: livre

Redes sociais:

@josielkonrad

@doloresclub

Ficha técnica:

Voz e trombone: Josiel Konrad

Piano: Natan Gomes

Bateria: Elberton Paixão

Baixo: Giordano Gasperin

Guitarra: Felipe Berola

Participações especiais: Tamy, Shanso Araújo e Tunico

Produção: Daiane Brasil

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Tags: Arte, Cultura, Brasil, Musica, jazz, #MPB, Show, Funk Carioca, fusão, pioneiro, josiel konrad, Dolores Club, Rio de Janeiro, lazer, agenda, lapa, boca no trombone