BACK
Política

Pesquisa Ipec: velha mídia reabre ‘lojinha de porcentagens’ para socorrer Lula

No momento em que o governo Lula enfrenta seu pior momento e começa a cambalear, o jornal O Globo contratou o instituto de pesquisa mais contestado das eleições para avaliar a aprovação ao presidente. Segundo o Ipec, os números de Lula são os seguintes: 37% acham que sua gestão é ótima ou boa, 32% acham ela regular e 28% reprovam. Em suma, o governo do petista é considerado no mínimo “Ok” por 69% dos entrevistados. São porcentagens que não param em pé já na largada — ou alguns dos 58 milhões de eleitores agora estão satisfeitos com Lula?

O absurdo fica ainda mais latente nas manchetes do jornal carioca. O Ipec conseguiu localizar, num universo de 2.000 entrevistados, eleitores de Jair Bolsonaro que não rejeitam Lula regular: 8% aprovam, e 33% consideram regular — ou seja, para 41%, é no mínimo, “Ok”.

O Ipec foi criado depois do fechamento do antigo Ibope. Nas eleições do ano passado, ficou marcado por errar em 14 pontos a distância de Lula para Jair Bolsonaro no primeiro turno — e ressaltar que o petista poderia liquidar a fatura ainda na primeira rodada. Nos Estados, o erro chegou a 20 pontos percentuais. Em São Paulo, por exemplo, o instituto disse que Fernando Haddad (PT) estava na frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos) — o resultado foi o inverso e depois, no segundo turno, Tarcísio foi eleito.

Click to continue reading

No ano passado, parlamentares chegaram a coletar assinaturas para a criação de uma CPI dos Institutos de Pesquisa. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) chegou a pedir a abertura de uma investigação com base na Lei de Defesa da Concorrência.

Veja aqui:

https://revistaoeste.com/no-ponto/pesquisa-ipec-velha-midia-reabre-lojinha-de-porcentagens-para-socorrer-lula/