BACK
Satélite da SpaceX cai na Terra e é sinal de possível prejuízo milionário para Elon Musk
noticias.r7.com

Satélite da SpaceX cai na Terra e é sinal de possível prejuízo milionário para Elon Musk

O dispositivo para sinal de internet foi lançados no espaço há pouco mais de um mês e já apresentou defeitos

Ciência & Tecnologia

Na última segunda-feira (3), umas das versões mini dos satélites da rede Starlink caiu do espaço. O dispositivo, que foi lançado há pouco mais de um mês, saiu da órbita e entrou na atmosfera da Terra.

O satélite identificado como 30062 pertence a uma nova geração de dispositivos da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O objeto voltou à atmosfera terrestre na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, segundo o astrofísico da Universidade Harvard-Smithsonian, Jonathan McDowell, que faz o controle informal dos satélites de internet da empresa.

A estrutura do satélite provavelmente queimou durante a queda, não causando destruição alguma na superfície do planeta, apenas prejuízo para a empresa de Musk.

Click to continue reading

A queda aconteceu depois dos três Starlink V2 Minis aumentarem as altitudes, na tentativa de alcançar as órbitas operacionais designadas, enquanto um deles passava por uma manobra controlada de saída — as informações são do perfil Starlink Insider, uma conta não oficial da rede da empresa.

O perfil do Twitter também observou a trajetória do dispositivo que saiu de órbita e retornou para a Terra.

Musk se manifestou no Twitter explicando que dispositivos da SpaceX estavam “experimentando alguns problemas”, o que faria com que alguns satélites fossem retirados e alguns mantidos no espaço para testes.

Problemas do tipo já ocorreram antes e deram dor de cabeça e prejuízos milionários para Elon Musk. Como essa leva de satélites é a mais nova, a queda de um deles durante uma manobra comum pode indicar mais problemas operacionais.

Em fevereiro de 2022, a SpaceX perdeu de uma só vez 40 satélites, após a passagem de uma tempestade geomagnética — causada pela interação de ventos solares com o campo magnético da Terra. Na época, estimou-se que as perdas giraram em torno de US$ 20 milhões (R$ 100 milhões, no câmbio atual).

"A análise preliminar mostra que o aumento do arrasto nas baixas altitudes impediu que os satélites saíssem do modo de segurança para iniciar as manobras de elevação da órbita", disse um comunicado da SpaceX na época.