BACK
Rival de Trump diz que ‘brasileiros não têm o direito de ir aos EUA’
noticias.r7.com

Rival de Trump diz que ‘brasileiros não têm o direito de ir aos EUA’

Governador da Flórida, Ron DeSantis quer disputar as eleições presidenciais de 2024 pelo Partido Republicano no lugar de Trump

Internacional

O governador do estado da Flórida, o republicano Ron DeSantis, afirmou que poloneses e brasileiros “não têm o direito de ir aos Estados Unidos” para imigrar e que quer rever a política imigratória do país. A declaração foi feita em uma entrevista pré-gravada que foi ao ar na segunda-feira na emissora WGIR, do estado de New Hampshire.

“Do modo como vejo a imigração, se você está na Polônia, no Brasil ou em qualquer lugar, não tem direito de vir para este país”, afirmou DeSantis, que tenta ser o candidato do Partido Republicano à Presidência dos EUA em 2024 — atualmente, o ex-presidente Donald Trump é o favorito para disputar a votação contra o presidente democrata, Joe Biden, que já anunciou que tentará a reeleição. "As pessoas vêm porque os americanos acreditam ser do nosso interesse recebê-las."

Ele detalhou que deseja um sistema focado em habilidades, semelhante ao de outros países anglófonos. "Vamos adotar um sistema mais parecido com o do Canadá ou da Austrália. Vamos focar em habilidades, e não em coisas como migração em cadeia", disse DeSantis.

Click to continue reading

O governador expressou preocupações com a entrada de parentes distantes sob o pretexto de imigração legal. "Concordo que um cidadão americano pode trazer cônjuge ou filhos estrangeiros. Mas trazer primos e outros familiares, não é assim que vejo", acrescentou.

Ele também criticou a loteria de diversidade e se distanciou da abordagem de anistia imigratória adotada pelo ex-presidente Ronald Reagan nos anos 1980, alegando que não funcionou.

Contrastes

Notavelmente, há contrastes entre a Polônia e o Brasil quanto à propensão de aumentar os números de imigração para os EUA. Conforme o site Balkan Insight, a Polônia tornou-se um "país de destino" para imigrantes, a maioria ucranianos. Desde a invasão russa da Ucrânia, pelo menos mais de 1,5 milhão de ucranianos migraram para a Polônia.

Os poloneses têm emigrado para territórios que eventualmente se tornaram os EUA desde o início do século 17. Contudo, a imigração desacelerou após o início do século 20, e, em anos recentes, mais poloneses têm retornado ao seu país do que saído dele.

Em contraste, a imigração brasileira para os EUA segue padrão distinto. Até 2019, os EUA possuíam a maior população de imigrantes brasileiros do mundo, mais de 502 mil. A Flórida abriga 22% desses imigrantes, concentrando-se em condados como Broward, Miami-Dade, Orange e Palm Beach.