BACK
CPI do MST prepara ofensiva contra o governo Lula em agosto | O TEMPO
www.otempo.com.br

CPI do MST prepara ofensiva contra o governo Lula em agosto | O TEMPO

Comissão pode votar convite a Rui Costa e vai ouvir Gonçalves Dias, ex-GSI, além de líder do MST; Foro de São Paulo também está na mira

Política

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) retoma os trabalhos em agosto mirando quadros do governo Luiz Inácio Lula da Silva e líderes da esquerda.

A CPI do MST é controlada por bolsonaristas, que são maioria no colegiado, e tem como relator o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente no governo Jair Bolsonaro.

Nesta terça-feira (1), está previsto o depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Lula, o general Gonçalves Dias. Os deputados querem que ele explique quais ações a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), subordinada ao GSI, realizou para monitorar invasões de terra no período em que foi ministro, de 1º de janeiro a 19 de abril deste ano.

Click to continue reading

Na última sexta-feira (28), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, negou o pedido do ex-ministro para não comparecer à oitiva. O militar, porém, terá o direito de permanecer em silêncio.

Também nas próximas semanas, a CPI pode votar um requerimento de convite ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. Um pedido de convocação, quando o depoente é obrigado a comparecer, chegou a ser pautado em junho, mas após acordo entre governistas e oposição, o documento foi convertido em convite.