BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

China prepara visita para ver desfile militar em comemoração à fundação da Coreia do Norte
noticias.r7.com

China prepara visita para ver desfile militar em comemoração à fundação da Coreia do Norte

Ditador Kim Jong-un receberá comitiva de alto escalão do país asiático, aliado histórico desde a Guerra das Coreias nos anos 1950

Internacional

Uma delegação de alto escalão da China visitará a Coreia do Norte nesta semana para assistir às celebrações do 75º aniversário da fundação do país, informaram ambos os governos.

Encabeçada pelo vice-primeiro-ministro, Liu Guozhong, a equipe "visitará a RPDC [República Popular Democrática da Coreia] para participar das celebrações do 75º aniversario", disse a agência de notícias oficial de Pyongyang, a KCNA, usando a sigla que representa o nome oficial da Coreia do Norte.

A visita chega "por convite" do partido e do governo da Coreia do Norte, acrescentou a nota. O aniversário de fundação do país é 9 de setembro e suas autoridades já informaram que organizarão um "desfile militar" para festejar.

Click to continue reading

O Ministério de Relações Exteriores chinês confirmou a viagem, que "começará em 8 de setembro".

"Acreditamos que, com os esforços conjuntos de ambas as partes, essa visita pode ser um completo êxito e pode promover um maior aprofundamento e desenvolvimento das relações entre China e Coreia do Norte", disse a porta-voz do ministério, Mao Ning.

"China e Coreia do Norte são vizinhos próximos conectados por montanhas e rios, e os dois partidos e países sempre mantiveram uma tradição de comunicação amistosa", acrescentou.

A China é o aliado mais importante e o principal parceiro econômico da Coreia do Norte, o que se ampliou depois de uma relação construída durante a Guerra das Coreias nos anos 1950.

Desde 2020, o fechado país comandado por Kim Jong-un se isolou do resto do mundo pelo fechamento de fronteiras decretado pela pandemia de Covid-19. Mas há sinais cada vez mais claros de que Pyongyang flexibilizou os controles de fronteira.

O primeiro voo comercial internacional da Coreia do Norte pousou em Pequim no mês passado. Pyongyang também permitiu a uma delegação de atletas participar de uma competição de taekwondo no Cazaquistão, em agosto.

Em julho, delegações de alto nível de China e Rússia viajaram a Pyongyang para participar de um desfile militar na primeira visita de líderes estrangeiros ao país em anos.

A delegação chinesa foi liderada pelo membro da cúpula política do Partido Comunista, Li Hongzhong. No desfile, Kim Jong-un se sentou entre Li e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, que liderava a comitiva de Moscou.

Na ocasião, Kim levou Shoigu a uma enorme exposição de armamentos em Pyongyang para mostrar as tecnologias mais novas e avançadas que possui.