BACK
PF cumpre mandados de prisão contra PMs suspeitos de omissão no 8 de janeiro | O TEMPO
www.otempo.com.br

PF cumpre mandados de prisão contra PMs suspeitos de omissão no 8 de janeiro | O TEMPO

Ação faz parte da 5ª fase da Operação Lesa Pátria; ao todo, foram expedidos quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão

Local

A Polícia Federal cumpre, nesta terça-feira (7), quatro mandados de prisão - sendo três temporárias e uma preventiva - e seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participarem dos atos criminosos promovidos por bolsonaristas radicais em Brasília (DF) em 8 de janeiro. As ações fazem parte da 5ª fase da Operação Lesa Pátria.

Entre os alvos, está o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, então chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal, que já foi preso na manhã desta terça. Militares envolvidos na ação que "liberou" o acesso dos vândalos ao prédio do STF também são alvos. As informações são da TV Globo.

O objetivo é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos de 8 de janeiro. Na ocasião, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram "invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições", segundo a PF.

Clique para continuar lendo

Entre os crimes identificados na investigação, estão abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. Até a segunda-feira (6), a operação Lesa Pátria, que foi definida em caráter permanente, já cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.