BACK
Quatro garimpeiros são mortos durante ação da PRF e Ibama em terra yanomami | O TEMPO
www.otempo.com.br

Quatro garimpeiros são mortos durante ação da PRF e Ibama em terra yanomami | O TEMPO

A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Federal em Boa Vista, Roraima.

Local

Quatro garimpeiros foram mortos nesta segunda-feira (1) após um confronto com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ibama, durante operação de fiscalização de terras indígenas. A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Federal em Boa Vista, Roraima.

Conforme nota divulgada pela PRF, os profissionais foram alvo de um "ataque que ocorreu durante tentativa de desembarque de aeronave, quando criminosos, munidos de armamento de grosso calibre, atiraram contra os agentes (...) os policiais revidaram e atingiram quatro atiradores, que não resistiram aos ferimentos", informou.

Crise

Click to continue reading

O confronto ocorreu após um ataque, ocorrido na tarde de sábado (29), contra indígenas em terra yanomami, onde um homem, de 36 anos, morreu e outros dois, de 24 e 31, foram baleados na comunidade Uxiu. A Polícia Federal (PF) abriu investigação para apurar o caso.

Eles investigam o ocorrido e apuram formas de interromper eventuais agressões que ainda possam estar em andamento.

Comitiva interministerial está no local

Uma comitiva interministerial, composta pela ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, está em Roraima para reforçar as ações de "desintrução" dos criminosos.

Segundo Guajajara publicou em seu perfil oficial do Twitter no domingo (30), a situação de invasores na terra indígena yanomami vem de muitos anos e "mesmo com todos os esforços sendo realizados pelo governo, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território".