BACK
Ciência & Tecnologia

Suplemento para musculação pode evitar demência, sugere estudo

A velha máxima “corpo são, mente sã” foi reforçada por uma nova descoberta da ciência. Um suplemento para ganho de massa muscular, o HMB (beta-hidroxi beta-metilbutirato) se mostrou eficaz na prevenção contra a demência em estudos com camundongos.

O suplemento foi capaz de prevenir o declínio cognitivo segundo pesquisa de neurologistas da Universidade de Rush, nos Estados Unidos. Publicada no Cell Reports em 11 de julho, a investigação mostrou que o uso do HMB evitou o aparecimento de placas de proteínas características do Alzheimer no cérebro de ratos.

“Nosso estudo descobriu que, após o consumo oral, o HMB entra no cérebro para aumentar proteínas benéficas, restaurar conexões neuronais e melhorar a memória e o aprendizado em camundongos com patologia semelhante ao Alzheimer, com placas e emaranhados”, afirmou o neurologista Kalipada Pahan, um dos autores do estudo ao site da universidade.

Click to continue reading

O acúmulo de proteínas beta-amilóide e tau em regiões do cérebro está associado ao aparecimento de doenças neurodegenerativas. Segundo os cientistas, o uso de HMB melhorou a capacidade de aprendizado e a memória espacial dos camundongos, o que pode indicar benefícios do uso não apenas para a prevenção da demência, mas também para a melhoria da memória.

“Se os resultados obtidos nos camundongos com HMB forem replicados em pacientes com doença de Alzheimer, isso abrirá um caminho promissor para o tratamento dessa devastadora doença neurodegenerativa. Esta pode ser uma das abordagens mais seguras e fáceis para interromper a progressão da doença e proteger a memória em pacientes com doença de Alzheimer”, diz Pahan.

O que é o HMB?

Os fisiculturistas usam o HMB rotineiramente por sua capacidade de induzir a formação de músculos. Segundo os neurologistas, o HMB é considerado seguro mesmo após uso prolongado e não efeitos colaterais conhecidos.