BACK
Internacional

Caças alemão e britânico interceptam avião russo

Aeronaves participam de operação conjunta da Otan no Báltico e abordaram avião russo após ele não responder a contatos quando sobrevoava o espaço aéreo da Estônia.Um caça alemão e um britânico interceptaram conjuntamente um avião russo perto do espaço aéreo da Estônia, numa operação coordenada pela Otan, informou nesta quarta-feira (15/03) o Ministério da Defesa do Reino Unido.

O caça Typhoon da força aérea britânica (Royal Air Force, RAF) colaborou com o Eurofighter da força aérea alemã (Luftwaffe) para “escoltar” uma aeronave russa de reabastecimento depois que ela não respondeu às comunicações do controle de tráfego aéreo. Os dois caças são do mesmo modelo, mas têm nomenclaturas diferentes em cada um dos países.

“Ambas as aeronaves correram para escoltar o IL78 Midas, que estava na rota entre São Petersburgo e Kaliningrado, depois que ele falhou em se comunicar com o controle de tráfego aéreo na Estônia”, disse a nota publicada no site da Defesa britânica.

Click to continue reading

De acordo com a nota, após uma “identificação visual e escolta bem-sucedidas”, os dois caças “foram realocados para interceptar um avião AN148, que também estava passando pelo espaço aéreo da Estônia”.

Tanto a RAF quanto a Luftwaffe realizam atualmente a missão Quick Reaction Alert, um monitoramento aéreo conjunto da Otan que é novidade para ambos os aliados. Desta forma, a interceptação foi uma tarefa de rotina para os caças, de forma a garantir que “o Reino Unido e a Alemanha, juntamente com outros aliados da Otan, fiquem ao lado de seu aliado estoniano neste momento tenso”, explica o texto da defesa britânica.

“A Otan continua a formar a base de nossa segurança coletiva. Esta implantação conjunta do Reino Unido e da Alemanha no Báltico demonstra claramente nossa determinação coletiva, ao mesmo tempo em que demonstra nossa força combinada”, disse o ministro britânico das Forças Armadas, James Heappey.