BACK
Efeito Ozempic: alimentos que cortam a fome | Metrópoles
www.metropoles.com

Efeito Ozempic: alimentos que cortam a fome | Metrópoles

Especialista sugere alimentos que estimulam produção do hormônio GLP-1, cujo efeito é aumentar a insulina e diminuir a fome

Saúde

Embora seja um remédico indicado para o controle da diabetes tipo 2, o Ozempic se popularizou em uso “off label” por facilitar o emagrecimento. Isso por que entre os efeitos da semaglutida está a diminuição do apetite. Alguns alimentos, porém, têm uma função natural parecida no nosso organismo.

A maior vantagem é que boa parte desses alimentos já estão no cardápio brasileiro, mas muitas vezes são relegados a um segundo plano.

Como funciona a semagludia para emagrecer?

Click to continue reading

O Ozempic leva à perda de peso ao agir no nosso corpo de forma similar ao hormônio, o GLP-1, também conhecido como hormônio da saciedade. Ele é produzido pelo nosso intestino, liberado na presença de glicose, e sinaliza ao cérebro que estamos alimentados, diminuindo o apetite. Ele também aumenta a secreção de insulina e por isso é usado no controle da diabetes.

Alguns alimentos naturalmente tem a função de estimular a liberação do GLP-1. Um artigo de nutricionistas dinamarqueses e alemães, publicado na Nutrients em maio de 2023, por exemplo, revelou que os lactobacilos, encontrados em alimentos como iogurte e kombucha, são eficientes em estimular a produção do GLP-1.

O que comer para ter ação semelhante?

A nutricionista Emma Beckett apontou alguns alimentos que produzem efeitos semelhantes à medicação. Em artigo divulgado no site The Conversation, a professora da Universidade de Newcastle, na Austrália, apontou como estimular a produção do hormônio da saciedade.

“Recomendo uma alimentação com muitas gorduras boas, como abacate, nozes e castanhas, ou fontes de proteínas magras, como os ovos e salmão. Todos eles têm a propriedade de estimular o GLP-1”, disse ela.

“Além disso, alimentos ricos em fibras fermentáveis, como a beterraba e os grãos integrais, também permitem um fortalecimento das nossas bactérias intestinais, que produzem ácidos capazes de desencadear a secreção de GLP-1”, completa ela.

O consumo destes alimentos, porém, não chega a uma produção do hormônio tão acentuada como a do Ozempic. Sendo assim, se você tem indicação médica para o controle da diabetes com o medicamento, não deixe de usá-lo.