BACK
Cultura & Entretenimento

Atriz Léa Garcia é velada no Theatro Municipal do Rio

O velório da atriz Léa Garcia, que morreu na última terça-feira (15) em Gramado, no Rio Grande do Sul, acontece neste sábado (19) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O corpo da artista chegou ao prédio histórico no Centro do Rio por volta das 9h e a cerimônia segue aberta ao público até 13h. O sepultamento está marcado para acontecer às 15h30.

O ator Antônio Pitanga, pai da atriz Camila Pitanga, foi um dos primeiros a chegar ao velório e falou sobre Léa. Emocionado, Antônio afirmou que a colega deixa “uma história para que a gente possa seguir com dignidade, amor e paixão por esse país, e uma generosidade como ser humano”.

– A Léa iluminou esse país. Tive a felicidade de, no início de carreira, a gente ter tido uma relação de amizade, ela me recebeu com muito carinho – disse.

Click to continue reading

Carioca, Léa Lucas Garcia de Aguiar nasceu em 1933 e estreou nos palcos aos 19 anos de idade na peça Rapsódia Negra, de Abdias do Nascimento, com quem teve dois filhos: Henrique Christovão Garcia do Nascimento e Abdias do Nascimento Filho. A partir de então, seguiu carreira nas artes cênicas.

Na televisão, a primeira novela feita por Léa foi Acorrentados (1969), na Record. Em 1970, ela fez sua estreia na TV Globo em Assim na Terra como no Céu, de Dias Gomes. A atriz fez parte de elencos de obras de sucesso como Selva de Pedra (1972), de Janete Clair, e Escrava Isaura (1976), adaptação de Gilberto Braga para o livro de Bernardo Guimarães.

Léa também trabalhou na Manchete, onde fez parte dos elencos de Dona Beija (1986), escrita por Wilson Aguiar Filho; Tocaia grande (1995), de Duca Rachid, baseado na obra de Jorge Amado; e Xica da Silva (1996), escrita por Walcyr Carrasco.

Já nos anos 2000, ela participou de novelas como O Clone (2002), de Glória Perez na TV Globo; A Lei e o Crime (2009), de Marcílio Moraes para a Record; e da série Assédio (2018), escrita por Maria Camargo e exibida pelo Globoplay.

No dia 25 de agosto, Léa entrará no ar no Canal Brasil com Vizinhos, um de seus últimos trabalhos.