BACK
Ciclone extratropical faz tempestades chegarem ao Sul e Sudeste
www.metropoles.com

Ciclone extratropical faz tempestades chegarem ao Sul e Sudeste

Ciclone extratropical vai levar frente fria e chuva para o Rio Grande Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo

Local

Um ciclone extratropical se formou na região do Sul, fazendo com que chuvas e ventos venham com mais força neste início de semana, principalmente no Rio Grande do Sul, mas também em Santa Catarina e Paraná. Entre a noite desta segunda-feira (4/9) e a manhã de terça (5/9), o sistema deve chegar a São Paulo.

“A situação é de perigo para acumulados extremamente elevados, inclusive em Porto Alegre, potencial para granizo e ventania em grande parte da região Sul”, aponta o site Climatempo.

O sudoeste do Paraná e o oeste e o sul de Santa Catarina verão a consequência da formação desse ciclone extratropical, com tempo fechado, assim como o extremo sul do Mato Grosso do Sul. Há risco de temporais e ventos que podem chegar a 80 km/h.

Click to continue reading

Há a possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva mais significativa deve ser registrada no noroeste e norte do RS e no sudoeste de Santa Catarina, com volumes em torno de 100 milímetros.

Consequências do ciclone extratropical em SP

Entre o fim da tarde e o início da noite, uma frente fria, resultado do ciclone, muda o tempo em São Paulo e algumas cidades do interior. De um dia ensolarado, a capital e outros municípios terão vento forte e chuva. O mesmo acontece em Campo Grande (MS), com possibilidade de fortes pancadas de chuva no início da noite.

Já Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal podem esperar sol e calor. Não há previsão de chuva. Em Minas Gerais, já expectativa de precipitações somente no Triângulo Mineiro. Na capital, tempo firme.

Os meteorologistas também não esperam chuva na maior parte do Mato Grosso, além de Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, inclusive com umidade relativa do ar abaixo de 30%. Pode haver precipitação moderada em parte do litoral do Nordeste.