BACK
Após semana em Portugal, ministra do Turismo volta ao Brasil para deixar o cargo
noticias.r7.com

Após semana em Portugal, ministra do Turismo volta ao Brasil para deixar o cargo

Daniela Carneiro será substituída por deputado do União Brasil; troca deve ser confirmada na próxima semana

Política

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, retorna ao Brasil no fim desta semana, depois de passar os últimos dias em Portugal participando de um fórum jurídico em Lisboa, para finalizar a passagem dela à frente da pasta. A demissão da ministra, que foi acertada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há pelo menos duas semanas, tem demorado a ser oficializada, mas o chefe do Executivo deve bater o martelo no início de julho.

Mesmo depois de decidir que Daniela sairia do governo, Lula deu um tempo de “sobrevida” à ministra devido à boa relação pessoal que tem com ela. As recentes viagens do presidente à Itália e à França, bem como a ida de Daniela a Portugal postergaram a confirmação da demissão. A ideia de Lula foi permitir que a ministra tivesse uma espécie de saída honrosa da gestão dele.

Durante a participação no fórum organizado em Lisboa, Daniela comentou sobre a situação dela no Ministério do Turismo e adotou um tom de despedida. Ela prometeu apoiar Lula mesmo fora do governo e que vai ser uma fiel escudeira do presidente assim que voltar à Câmara dos Deputados. “A hora que o presidente chamar para conversar, eu estou aqui à disposição, estou aqui para servir o Brasil, servir o presidente Lula, através da indicação dele”, disse ela.

Click to continue reading

A ministra vai deixar o cargo após gerar um mal-estar com o União Brasil, partido ao qual é filiada atualmente. Em abril, no entanto, ela anunciou que deixaria a legenda, e desde então o União Brasil tem cobrado Lula a tirar Daniela para acomodar outro político do partido.

Líderes do União Brasil dizem que Daniela já não representa mais a legenda. Além disso, dirigentes do partido afirmam que uma eventual continuidade dela no cargo não vai fazer com que o União Brasil apoie Lula em votações no Congresso Nacional.

Daniela vai ser substituída pelo deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). O parlamentar tem amplo apoio do partido, sobretudo da bancada da Câmara, que conta com 59 parlamentares. Mesmo com a demora de Lula em confirmar a demissão de Daniela, Sabino vem se preparando para assumir a pasta e alguns deputados já o abordam nos corredores da Câmara para fazer pedidos.