BACK
Ciência & Tecnologia

Mancha solar de 10 mil km pode explodir e atingir a Terra

A enorme mancha solar batizada de AR3055 apareceu pela primeira vez neste final de semana;

A mancha solar está quase diretamente voltada para a Terra;

As explosões desse tipo são de tamanho médio e podem causar breves apagões de rádio.

Clique para continuar lendo

A enorme mancha solar batizada de AR3055 apareceu pela primeira vez ou cresceu em tamanho a partir de um ponto existente neste fim de semana, disseram pesquisadores do site especializado em climatologia espacial SpaceWeather .

"Há uma mancha solar de aparência incrível cruzando o centro do disco solar e um novo grande núcleo escuro acaba de aparecer no membro", disse o astrônomo Apollo Lasky.

Além disso, a mancha solar está quase diretamente voltada para a Terra e representa um risco para erupções solares de classe M , dizem os especialistas da A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA na sigla em inglês).

As explosões desse tipo são de tamanho médio e podem causar breves apagões de rádio que afetam as regiões polares da Terra.Tempestades de radiação menores às vezes podem seguir uma explosão solar de classe M.

O que é uma mancha solar?

As manchas solares referem-se a áreas escuras visíveis na fotosfera do Sol como resultado do “intenso fluxo magnético que se eleva mais de dentro do interior solar”, explicou a NOAA .

Os cientistas usam a contagem conhecida de manchas solares para avaliar a atividade solar do nosso Sol em ciclos de 11 anos.

O que são explosões solares?

Uma tarifa solar é uma erupção de intensa radiação de alta energia da superfície do sol. As erupções solares normalmente expelem grandes quantidades de plasma da camada externa do Sol, chamada de coroa.

Quando as explosões solares atingem o campo magnético da Terra, elas podem causar tempestades geomagnéticas que afetam nossos satélites e a rede elétrica. Cada tempestade solar que atinge o nosso planeta é classificada por gravidade.

Alguns causam apagões de rádio e podem representar uma ameaça para os astronautas na ISS. Uma pequena tempestade pode confundir os animais migratórios que dependem do campo magnético da Terra para um senso de direção.

Uma coisa boa sobre as tempestades solares é que elas podem produzir exibições de luz natural muito bonitas, como as luzes do norte.