BACK
Saúde

Saúde Mamária e Atividade Fisíca

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. E você sabia que a prática de exercícios físicos pode ajudar na prevenção de doenças?

Atividades físicas, para a mulher, além de ajudar na prevenção também melhora o humor. Convenhamos, todas nós sofremos com a variação hormonal, mas que é possível atenuar os sintomas quando exercitamos o corpo.

Suar, correr, esticar é pouco em comparação aos benefícios que, em curto espaço de tempo, se consegue perceber. Não somente na parte estética, mas também na redução do estresse do dia a dia, e no aumento na disposição para os compromissos diários, no trabalho.

Click to continue reading

E voltando a falar da saúde mamária da mulher, não é de hoje que a ciência se ocupa em descobrir novos métodos para evitar e curar doenças da mama, tanto malignas como benignas. O objetivo é que a mulher tenha mais qualidade de vida, seja lidando com uma doença, em um tratamento ou simplesmente mantendo ações preventivas. Então vamos a elas!

Praticar atividade física é muito importante para a saúde mamária, sem dúvida, mas é fundamental fazer exame de mamografia. Com ele o médico pode avaliar exatamente como está cada mama, pois esse exame revela nódulos ainda muito pequenos que podem não ser detectados por outros métodos, como autoexame por exemplo.

Esse alerta também serve para praticantes de atividade física que por estarem se sentido bem, sem nenhum problema aparente ou sintoma que desperte atenção, acabam adiando a consulta ao médico.

É preciso realizar o exame de mamografia independentemente se há sintomas ou não. Pense em como será legal se o ginecologista disser que está tudo bem. Um alívio!

Sabia que muitas mulheres não fazem o exame por medo do resultado ou por não se sentirem a vontade? Está na hora de mudar esse pensamento e já existem clínicas que oferecem ótimo ambiente para que a paciente se sinta à vontade e veja que não é um bicho papão. Além disso, hoje em dia o tratamento é muito eficaz e o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Que tal começar a se mexer hoje mesmo? Pois é, quem pratica atividade física consegue reduzir ainda mais os riscos de doenças mamárias. Segundo pesquisas, não precisa de tanto esforço assim, caminhadas três vezes por semana e hábitos saudáveis, e boa alimentação aumentam a imunidade e consequentemente mais saúde.

Para ficar melhor, ao praticar uma atividade física de intensidade mais alta, os riscos de doença mamária tem redução superior aos de baixa intensidade, por isso, é muito importante que a mulher dedique um tempinho para se exercitar, eu diria até que é uma prioridade.

Então, nada de sedentarismo, movimente-se mas não deixe de procurar um médico e realizar a mamografia. E lembre-se quando o assunto é saúde cuidado nunca é demais.

Beijos em todas mulheres, guerreiras!

Estamos juntas!

Mais informações sobre os exames no site da Clínica da Mama. http://www.clinicadamama.com.br/servicos/exames/mamografia/

Por: Daniela Christoffer

www.danichristoffer.com

@danichristoffer

Tags: cancer de mama, Mama, saúde mamaria, outubro rosa, dani christoffer