BACK
Opinião

Terra e Descobrimento

Por Mauro Magalhães - Ex-deputado e empresário.

Na última segunda-feira, dia 22 de abril, duas datas importantes, na história brasileira e no cenário mundial, foram lembradas, em todo o país .

Foi no Dia 22 de abril que aconteceu o Descobrimento do Brasil. E, é, também, nessa data, que se comemora o Dia da Terra.

Click to continue reading

No dia 22 de abril de 1500, uma frota de Portugal, liderada por Pedro Álvares Cabral, desembarcou no território do Brasil.

Os navegadores portugueses chegaram a Porto Seguro, na Bahia. E, apelidaram o local de Terra de Vera Cruz.

Muitos historiadores afirmam que o nome, Vera Cruz, seria uma referência ao feriado de Santa Cruz e que, por isso, até o ano de 1817, quando foi publicada, oficialmente, a histórica carta de Pero Vaz de Caminha, a data do Descobrimento era comemorada, por determinação do rei Dom Manuel, desde 1500, no dia 3 de maio.

A carta de Pero Vaz de Caminha é o documento que registrou as impressões do escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral sobre a terra que viria a se chamar, depois, de Brasil .

Foi o primeiro documento escrito, na História do Brasil. O marco inicial da história brasileira.

A carta de Pero Vaz de Caminha foi enviada a Dom Manuel, rei de Portugal, com data de primeiro de maio de 1500.

O documento foi levado ao rei de Portugal por Gaspar de Lemos, comandante do navio de mantimentos da frota.

Apesar de sua importância histórica, a carta de Pero Vaz de Caminha foi guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa. Foi descoberta, em 1773, por José Seabra da Silva, e publicada, em 1817, pelo historiador Manuel Aires de Casal, na Corografia Brasílica .

Na carta ao rei Dom Manuel, Caminha relata o seu deslumbramento pelo Novo Mundo.

Fala dos índios, "galantes, pintados de preto e vermelho " e das mulheres, " nuas" e " com tanta inocência ".

Alguns detalhes da carta de Pero Vaz de Caminha, sobre os índios:

" Viu, um deles, umas contas de rosário, brancas, fez um sinal que lhes dessem e folgou muito com elas . E, lançou-as ao pescoço. Depois, tirou-as e meteu-as em volta do braço e acenava para a terra e, novamente, para o colar do capitão, como se dariam ouro por aquilo"

O contato de Pedro Álvares Cabral com os índios aconteceu no dia 24 de abril.

Acompanhado de Sancho de Tovar, Simão de Miranda, Nicolau Coelho, Aires Correa e Pero Vaz de Caminha, Pedro Álvares Cabral recebeu um grupo de índios no seu navio .

Os índios reconheceram o ouro e a prata. Um fio de ouro, de Dom Álvares Cabral, e um castiçal de prata .

A primeira missa foi rezada, no Brasil, no dia 26 de abril, um domingo,

por Frei Henrique de Coimbra .

Logo depois de realizada a missa, a frota de Cabral rumou para as Índias . E, em um dos navios, foi enviada para Portugal, a Carta de Pero Vaz de Caminha .

Posteriormente, chegaram ao Brasil outras frotas de Portugal. Com o objetivo de permanecer no país. E, a tentativa de evangelizar os índios.

No início do processo de colonização do Brasil, os tupiniquins apoiaram os portugueses . Mas, seus rivais, os tupinambás, apoiaram os franceses. Que, durante os séculos XVI e XVII, realizaram diversas ofensivas contra a América portuguesa.

A data de 22 de abril passou a ser considerada, oficialmente, como o Dia do Descobrimento do Brasil, por decreto do ex-presidente Getúlio Vargas, em 1930, logo após a Revolução de 30.