BACK
Brasil vence Japão e praticamente garante classificação às quartas no vôlei
www.cnnbrasil.com.br

Brasil vence Japão e praticamente garante classificação às quartas no vôlei

Time feminino venceu sem sustos, mas terminou preocupado com lesão da levantadora Macris, que torceu o tornozelo e deixou a partida

Esportes

A seleção brasileira feminina de vôlei segue fazendo uma campanha consistente em Tóquio. Hoje (29) foi a vez de o Brasil enfrentar a seleção do Japão e, com grande atuação das ponteiras Fernanda Garay e Gabi, venceu sem sustos as donas da casa por 3 sets a 0, com parciais de 25-16, 25-18 e 26-24.

O primeiro set já deu o tom do que seria a partida. O time treinado por José Roberto Guimarães começou bastante agressivo no ataque, com as ponteiras Garay e Gabi anotando cinco pontos cada na primeira parcial.

O Japão começou o segundo set tentando equilibrar a disputa. Mas, apoiadas na tradição asiática na defesa, as anfitriãs só conseguiram segurar um pouco as brasileiras até o 9 a 9. Daí em diante, o Brasil fez novamente valer sua superioridade técnica para abrir vantagem e fechar o segundo set.

Click to continue reading

O Japão não encontrava caminhos para pressionar as brasileiras, que, além de um ataque poderoso, mostrava muita eficiência no bloqueio, com destaque para a atuação de suas duas centrais no fundamento: Carol Gattaz e Carol. A dupla se destacava também no ataque, mostrando grande entrosamento com a levantadora Macris.

O terceiro set, tudo ou nada para as japonesas, foi o mais equilibrado da partida, com as duas seleções se destacando na defesa. O resultado foi uma disputa muito gostosa de assistir, com Brasil e Japão protagonizando diversos ralis - o mais longo durou 46 segundos e terminou vencido pelas donas da casa.

Diferentemente dos dois primeiros sets, no terceiro, as japonesas pressionaram mais no ataque. Tinha jogo e, após uma lesão da levantadora Macris, que torceu o tornozelo, o Brasil teve um momento de instabilidade e as japonesas conseguiram passar à frente e até abrir vantagem. Aos poucos, porém, Roberta, que substiutiu Macris, conseguiu acertar novamente a distribuição de bolas para as atacantes brasileiras e o Brasil tirou os quatro pontos de vantagem do Japão.

Fernanda Garay era de novo a bola de segurança brasileira e a central Carol se destacava - as duas foram as principais pontuadoras da partida, com 13 pontos cada, e o placar chegava a 25-24, match point para o Brasil. A bola decisiva foi para Gabi e a ponteira, outro destaque do jogo, com 11 pontos, selou a vitória.

O Brasil mostrou uma grande apresentação coletiva, que praticamente garante a seleção nas quartas de final do torneio.

A preocupação fica agora por conta da levantadora Macris, que chorou muito no banco após deixar a partida. Com o tornozelo bastante inchado, ela deve passar por exames após a partida.