BACK
Como eleições aumentaram casos de infarto e AVC nos EUA: existe o mesmo risco no Brasil? - BBC News Brasil
www.bbc.com

Como eleições aumentaram casos de infarto e AVC nos EUA: existe o mesmo risco no Brasil? - BBC News Brasil

Pesquisadores americanos observam uma relação entre o estresse de escolher um novo presidente e o crescimento de episódios de doenças cardiovasculares agudas. Com a promessa de uma disputa eleitoral intensa em 2022 no país, veja como os brasileiros podem proteger mais o próprio coração.

Saúde

Prepare o seu coração: eleições presidenciais estão relacionadas a um aumento nas internações por infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Essa é a principal conclusão de um trabalho feito por médicos da Kaiser Permanente, um serviço privado de saúde que atua na Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com especialistas das universidades Columbia e Harvard.

O estudo, que levou em conta as informações de saúde de 6,3 milhões de pessoas, analisou o que aconteceu nos cinco dias depois das eleições presidenciais americanas de 2020, em que o democrata Joe Biden saiu vencedor da disputa contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição.

Click to continue reading

Na comparação com um período antes das eleições, os pesquisadores observaram um aumento de 17% na taxa de hospitalizações por doenças cardiovasculares agudas, como infarto, AVC e complicações da insuficiência cardíaca logo após o pleito.

Vale lembrar aqui que as eleições americanas de 2020 foram marcadas por uma intensa disputa e a apuração dos votos em alguns Estados demorou dias para ser concluída.