BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Cultura & Entretenimento

Cia Bachiana Brasileira apresenta "A Paixão Segundo São João", de Bach

Sob a direção do maestro Ricardo Rocha, a Cia Bachiana Brasileira teve selecionado o resgate de mais uma edição do Festival dedicado à difusão da música de Johann Sebastian Bach entre nós, viabilizado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Após a sua criação pela Cia. Bachiana em 2007 e reedição nos anos de 2008 e 2009, o Festival Bach do Rio de Janeiro lança agora a sua IV edição, apresentando a gravação no Brasil de uma das grandes obras-primas desse gênio da história da música, toda legendada em português ao longo de suas duas horas de duração: a Paixão Segundo São João, de Bach, para orquestra, coro e sete solistas. O Concerto foi realizado no dia 18 de abril, em plena pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança, na histórica e emblemática Catedral do Império, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. O lançamento oficial acontecerá no dia 7 de agosto, no Canal do YouTube da Cia Bachiana Brasileira: https://youtube.com/user/CBachianaBrasileira.

Cia Bachiana Brasileira

Click to continue reading

Corpo artístico da Sociedade Musical Bachiana Brasileira - SMBB, fundada em 1986, a Cia. Bachiana Brasileira também nasceu carioca em 1999, configurando a expressão de uma atitude cujas consequências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial. Desde então desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira. A direção e a regência são do seu fundador e criador da SMBB, maestro Ricardo Rocha. O alto padrão de qualidade com que executa do colonial brasileiro e barroco europeu à música contemporânea, explica a posição ímpar que a Cia. Bachiana ocupa hoje no cenário musical brasileiro, como atesta o Prêmio de Cultura do Estado do RJ na categoria Música Erudita, recebido em 2009, com concertos entre os 10 melhores do ano pelo O Globo (2007, 2008, 2011), entre outras distinções.

A Paixão Segundo São João

Narrador - Evangelista, Giovanni Tristacci, tenor

Solistas - Marcelo Coutinho, barítono, Jesus e árias de baixo

- Ossiandro Brito, árias para tenor

- Lino Ramos, contratenor, árias para contralto

- Ana Cecília Rebelo, soprano, ária “Zerfliesse mein Herze”

- Laila Wazen, soprano, ária “Von den Stricken meiner Sùnde”

- Pilatos, Pedro: Cyrano Moreno Sales, barítono

Principais solistas instrumentais: Flauta 1, Rubem Schuenck; Oboé 1, Jorge Postel; Fagote, Felipe Destéfano; Violino 1, Wagner Rodrigues; Violino 2, Yuri Reis; Violoncelo 1, Emília Valova; Órgão: Benedito Rosa

Execução: Cia. Bachiana Brasileira, Orquestra e Coros Principal e de Apoio

Direção Musical e Regência: Ricardo Rocha

Direção Geral: Ricardo Rocha

Produção: Vicente Barros, Stage One

Assistente: Rafaela Marsico

Fotos: Diego Padilha

Engenharia de áudio e edição: Sérgio Lima Netto – Studio Araras

Serviço:

IV Festival Bach do Rio de Janeiro e a Paixão Segundo São João (1724)

Lançamento da gravação com a Cia Bachiana Brasileira

Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé

Data do lançamento: 7/08

Horário: 19h00

Canal do YouTube Cia Bachiana Brasileira (gratuito)

https://youtu.be/aqvjlXFlrrc - legendado

Classificação: Livre