BACK
Viagem

Com paisagens de tirar o fôlego e uma beleza rara, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu é um passeio imperdível para quem visita Foz do Iguaçu, no Paraná

Uma visita as Cataratas do Iguaçu não é completa se você não conhecer o lado argentino. Apesar do lado brasileiro ter um visual panorâmico especialmente bom para fotos, a questão é matemática (dois terços das cataratas estão no lado argentino): o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, possui mais quedas de água do que a área verde-amarela. Para conhecer todos os ângulos das cataratas precisamos dedicar pelo menos um dia ou até mesmo dois dias visitando o nosso vizinho. Mas não se preocupe, visitar o lado argentino das cataratas é mais simples do que se imagina. As paisagens que encontramos por lá valem a pena. É uma experiência única e "selvagem".

Mesmo tendo que sair do Brasil e cruzar a fronteira, chegar ao lado argentino das cataratas é simples e não leva muito tempo. Além disso, há várias maneiras para se deslocar até lá. Uma das formas para conhecer o lado argentino das cataratas é contratando um tour no Brasil que inclua transporte de ida e volta até o "parque hermano", serviço de guia e as entradas do Parque Nacional Iguazú. Caso prefira, também dá para contratar um transfer de ida e volta desde o seu hotel até as cataratas do lado argentino. Também é possível chegar às cataratas na Argentina utilizando o transporte público ou taxi. Não esqueça de levar passaporte e carteira de identidade.

Dentro do parque, que possui três circuitos principais com vistas deslumbrantes, você se locomove utilizando o "Tren de las Cataratas", além de caminhar muito.

Click to continue reading

O transporte faz o deslocamento dos viajantes entre a entrada do parque (Estación Central) e as outras estações onde se iniciam as trilhas: Estación Cataratas e Estación Garganta del Diablo. Se prepare para caminhar bastante! Use sapatos, roupas confortáveis, protetor solar e repelente. E uma dica: comece o seu passeio o mais cedo possível. As saídas do trem são a cada trinta minutos, o que acaba congestionando as estações nos horários de pico, ou quando há algum tour guiado com um grupo muito grande.

Diferente do parque brasileiro que possui apenas uma trilha panorâmica, o Parque Nacional do Iguazú tem três circuitos principais: Garganta do Diabo, Circuito Inferior e Circuito Superior. Difícil eleger o mais bonito já que todos impressionam. Os três caminhos valem muito a pena. Sugiro começar a visita pelo Circuito Garganta del Diabo, que é o mais afastado do centro de visitantes. Após descer na Estación Garganta, você caminhará por cerca de um quilômetro e meio em passarelas sobre o Rio Iguaçu. Contando o tempo de deslocamento e os minutos que você passará admirando o local e tirando fotos, espere gastar entre 1h30 e 2h. Ao longo do caminho você vai se encantar com belas paisagens. A vista da "Garganta do Diabo" é algo impressionante, assustador e único. Uma verdadeira obra-prima da natureza!

Depois desse primeiro contato com as cataratas na Argentina, pegue o trenzinho do parque e vá para a Estación Cataratas, que é de onde se inicia o Circuito Inferior e também o Circuito Superior. O Circuito Inferior tem cerca de dois quilômetros e meio de extensão e você levará aproximadamente uma hora e meia ou mais para percorrê-lo. Dos três caminhos este é o mais longo. Ë belíssimo e encantador! Você passa por dentro da mata e a trilha revela pequenas e lindas cachoeiras. No Circuito Superior, você percorrerá cerca de setecentos metros. Não faz a menor diferença qual desses dois circuitos fazer primeiro. Tanto faz!

Fica aqui uma dica sobre um belíssimo local que vale muito a pena conhecer. Eu conheço tanto o lado brasileiro quanto o argentino. Patrimônio Natural da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu, que é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, é um lugar mágico cercado de muito verde, com paisagens únicas e deslumbrantes e tem uma energia muito boa e ímpar. Você sai de lá renovado. Foi exatamente assim que eu me senti.

Mais informações sobre as Cataratas do Iguaçu/lado argentino:

As majestosas Cataratas do Iguazú se encontram no interior do Parque Nacional Iguazú, uma área de preservação da natureza que cobre 67.720 hectares no extremo norte da Província de Misiones, na República Argentina. É um sistema de 275 saltos de água no meio da Selva Paranaense, localizado a 17 quilômetros da foz do Rio Iguazú nas águas do Rio Paraná, ponto onde se encontram as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai, onde se erguem as cidades de Porto Iguazú, no lado argentino, Foz do Iguaçu no lado brasileiro e o conglomerado urbano Cidade del Este/Presidente Franco, do lado paraguaio.

CURIOSIDADES:

- As Cataratas do Iguazú têm uma largura de 2,7 km (ou 1,7 milhas). A sua altura varia entre 60 metros (200 PES) e 82 metros (ou 269 PES) e a sua média de fluxo de água de 1.800 m ³/s.

- Uma grande parte da água das cataratas cai na Garganta do Diabo- um grande abismo de 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. Este abismo e em forma de “U.”

- Dois terços das Cataratas do Iguazú estão no lado Argentino.

- As Cataratas do Iguazú se formaram como resultado de uma erupção vulcânica.

- As Cataratas do Iguazú podem ser vista em muitos filmes, incluindo: "A Missão"," Indiana Jones e o Reino da caveira de cristal "," Mr. Magoo, "" Miami Vice " e muitos mais.

- Em 2017, visitaram o Parque Nacional Iguazú 1.500.000 visitantes.